A Secretaria Municipal de Segurança, por meio do Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal, resgatou uma coruja-orelhuda (Asio clamator) no bairro de Bela Vista, em Itaboraí. O animal passará por avaliação veterinária para ser reintroduzido a natureza.
O GEPAM realizou o resgate logo pela manhã da quinta-feira e encaminhou o animal até a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói para ser avaliada por um veterinário e reintroduzida na natureza.
Apesar de ter passado por esse susto de ficar presa por uma linha, a coruja-orelhuda teve a sorte de ser encontrada pela professora de biologia Flávia Cordeiro, da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, no Outeiro das Pedras. Ela e sua irmã, Leia Cordeiro, foram surpreendidas com um pio constante vindo do quintal.
O animal, que não faz mal aos seres humanos e inclusive ajuda no controle de roedores e anfíbios, pode ser encontrado em todos os biomas brasileiros, com exceção das áreas florestais da Amazônia e, frequentemente, está nos centros urbanos, segundo o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).