O Ministério do Turismo revisou e entregou nesta quarta-feira (18) o Mapa do Turismo Brasileiro com a classificação das categorias dos municípios atualizadas.
A Costa do Sol passou a ter seis municípios Categoria A: Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Macaé, se distinguindo como uma das regiões mais importantes no Turismo Internacional e Nacional do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Maricá também subiu de categoria é agora está na categorização B, juntamente com Araruama. São Pedro da Aldeia na Categoria C e Iguaba Grande e Quissamã Categoria D. Ainda estão em fase de avaliação as cidades de Casimiro de Abreu e Carapebus.
A categorização brasileira destaca que o Brasil tem 5.570 municípios, dentre eles, são 2605 categorizados como:
145 Municípios Categoria A – 6 na Costa do Sol
299 Municípios Categoria B – 2 na Costa do Sol
509 Municípios Categoria C – 1 na Costa do Sol
1615 Municípios Categoria D – 2 na Costa do Sol
37 Categoria E – nenhum na Costa do Sol
Mapa do Turismo
A categorização dos municípios turísticos é um instrumento criado pelo Ministério do Turismo para avaliar o desempenho econômico do setor em cada município do Mapa do Turismo Brasileiro.
A categorização é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo, que permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as particularidades de cada município.
Em 2023, o Mapa do Turismo Brasileiro registrava 2.477 municípios e 335 regiões turísticas.
IGR Costa do Sol
O Condetur da Costa do Sol, Instância de Governança Regional (IGR) criada em 2008 dentro das Políticas Públicas do Turismo, elencadas na Lei Geral do Turismo, é o órgão reconhecido pelo Ministério do Turismo responsável pelo Programa de Regionalização do Turismo no âmbito da Costa do Sol.
O Condetur tem 13 municípios associados: Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus e Quissamã e é responsável por fazer a interlocução com a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-RJ) e o Ministério do Turismo.