O governador Cláudio Castro anunciou nesta quinta-feira (25) durante coletiva de imprensa, no Palácio Guanabara, que a previsão de chegada de dois milhões de doses de vacinas para o Rio até o dia 31, previsão foi repassada pelo Ministério da Saúde. Até agora, o estado já distribuiu para os 92 municípios 2.176.120 doses. Com a nova chegada, serão mais de 4 milhões de doses.
“Em Brasília, tivemos uma perspectiva de até 31 de março recebermos mais 2 milhões de doses de vacina. Com isso, dependendo da vacina que recebermos, talvez mais de 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas”, disse.
Castro ainda anunciou a a abertura de mais de 900 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 nas próximas duas semanas. A ampliação das vagas em hospitais do Estado do Rio é resultado da articulação do governador em reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.
“Minha ida a Brasília já deu frutos. Estamos estadualizando 560 leitos federais. Eu tinha até anunciado um número menor, mas o ministro da Saúde deu a ordem: além de 80 leitos abertos ontem, serão mais 480 até a semana que vem. Teremos mais 560 leitos, que farão com que essa nossa taxa de ocupação baixe bastante ao longo da semana” explicou o governador.
Além dos leitos em hospitais federais, há ainda mais vagas em unidades de saúde estaduais e na rede privada.
“Estamos aumentando os leitos estaduais. Temos uma perspectiva de 200 leitos estaduais a mais. Além disso, haverá mais um ingresso de 180 leitos da rede privada, após chamamento público” completou Castro.