spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

CPI da Enel fará nova audiência pública no próximo dia 29

spot_imgspot_img

Mais lidas

Em meio a novas quedas de energia ocorridas na última quinta-feira, 09, em Niterói e outras cidades do Leste Fluminense, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, da Câmara Municipal de Niterói agendou nova audiência pública para o próximo dia 29, às 18h30, no plenário da Casa. Em pauta, os problemas frequentes no abastecimento de energia elétrica.

A CPI é presidida pelo vereador Leonardo Giordano (PC do B). A próxima reunião terá a presença dos síndicos de prédios residenciais e comerciais da cidade.

“Continuamos recebendo as denúncias e estamos fazendo um relatório parcial”, contou o parlamentar.

Em meados de outubro, o mandato do vereador apresentou denúncia no Ministério Público do Estado contra a concessionária Enel, responsabilizando a empresa pela morte de um homem, eletrocutado após encostar em um cabo de energia da empresa, na comunidade do Preventório, em 8 de outubro passado.

A CPI da Enel foi instalada em 17 de março passado. De lá para cá promoveu diversas audiências, com representantes de associações de moradores, empresariais, dos comerciantes, síndicos e a população em geral, além de integrantes do Ministério Público, da prefeitura e da Enel. Também colheu denúncias de moradores. Os trabalhos deverão ser concluídos até o final de dezembro.

Segundo Giordano, será elaborado um relatório final, que será enviado à prefeitura, à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao MP.

Maricá apresentou representação ao MP

No mês passado, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o deputado federal Washington Quaquá (PT) apresentaram representação ao MP reclamando do serviços prestados pela Enel. A prefeitura informou que vem acompanhando o inquérito no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, assim como a reclamação feita à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre a precariedade do serviço de energia elétrica na cidade.

Prefeito Fabiano Horta entrou com representação contra a Enel pela precariedade dos serviços prestados/Foto: Arquivo

Até o momento, obteve como resposta que a concessionária se encontra sob foco de fiscalização e de monitoramento de resultados pelos órgãos estadual e federal. A prefeitura acrescentou que buscando solução para os problemas causados ao município e sempre atenta ao seu papel de viabilizar à população maricaense melhorias na prestação desse serviço público essencial.

Resposta da Enel

Sobre a queda de energia ocorrida na última quinta-feira, 09, a concessionária informou que, por volta das 7h45min ocorreu perda do suprimento da Subestação de Adrianópolis da Transmissora Furnas que atende parte das cargas dos Municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá, e Duque de Caxias. A Enel Rio realizou manobras emergenciais nas redes para a recomposição gradual de cargas e o fornecimento foi integralmente normalizado às 8h37min, após retorno da interligação com a Transmissora.

Ruas de vários bairros do Ingá, Icaraí e Centro ficaram às escuras na parte da manhã e da tarde também. Até prédios da Universidade Federal Fluminense foram atingidos, deixando funcionários, alunos e professores às escuras. Hospitais precisaram ligar os geradores de emergência.

Sobre o apagão na parte da tarde, a energia só foi restabelecida por volta das 23h31. A Enel explicou que realizou manobras emergenciais nas redes para a recomposição gradual. A concessionária não informou se há chance de novas quedas de energia, devido ao forte calor na região.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img