A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel da Câmara Municipal de Niterói teve a sua reunião de instalação no início da noite desta quinta-feira, 16 e ouvirá na próxima semana um representante da concessionária Enel. O objetivo é apurar o mau atendimento da concessionária na cidade, com as quedas de energia sempre chove forte ou venta, além da demora na assistência.
“Vamos oficiar amanhã a concessionária e queremos já ouvir o superintendente da empresa na próxima semana. Ele será o primeiro. Temos recebido muitas denúncias de consumidores em relação às constantes quedas de energia e demora no atendimento. Vamos ouvir ainda o Ministério Público Estadual, um representante da agência reguladora e a população”, contou o vereador Leonardo Giordano (PC do B), presidente da CPI.
Giordano acrescentou que a Comissão fará parceria com a UFF e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) em busca de pareceres técnicos, além do MP e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula as concessionárias do setor no país.
O vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), membro também da CPI, lembrou que esta não é a primeira que a Casa promove em relação à empresa. “Já promovemos antes sobre o péssimo atendimento prestado pela concessionária Ampla, que agora se chama Enel. Os mesmos problemas. Vamos pedir ajuda à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e depois, à bancada dos deputados federais, pois se trata de uma concessão federal”, explicou.
A CPI é composta ainda pelo vice-presidente, Fabiano Gonçalves (Cidadania); o relator, Andrigo de Carvalho (Solidariedade); e os membros Paulo Eduardo, Anderson Pipico (PT), Casota (PSD) e os suplentes Renato Cariello (PDT) e Beto da Pipa (PL). Estiveram presentes os também vereadores Professor Túlio, Benny Briolly (ambos dos Psol), Jhonatan Anjos (PDT), Fabiano e Casota.