Nesta quinta-feira (23/03), o DCE Fernando Santa Cruz junto com estudantes se reuniu com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) para falar sobre o resultado final dos editais de assistência estudantil. Foi divulgado na última terça-feira (21/03) e, mais uma vez, deixou milhares de estudantes aptos a receber a bolsa de fora, pela insuficiência de vagas.
A Pró-Reitora da PROAES, Alessandra Barreto, informou que o orçamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), aprovado pelo governo Bolsonaro no fim do ano passado, teve uma diminuição em um milhão, impactando diretamente as bolsas e auxílios de assistência estudantil na UFF.
O orçamento do PNAES para esse ano é no valor de R$ 33.150.127,00, destinado para custeio (gêneros de alimentação, manutenção, contratos etc) e para o pagamento das bolsas. O que não garante a permanência dos estudantes em uma universidade que vem se popularizando nos últimos anos.
Dos pedidos de auxílios e bolsas para os editais de assistência estudantil desse ano, 2.495 pedidos foram aprovados e comtemplados, cerca de 1500 foram aprovados, mas não contemplados. Esses dados reforçam a urgência da ampliação das bolsas na UFF para que os estudantes cotistas e em situação vulnerabilidade socioeconômico não tenham que evadir pela falta de apoio da universidade e a necessidade da luta pela recomposição orçamentária.
Sobre a discrepância da posição do ranking das pessoas, conforme foi apresentado por diversos estudantes que foram deferidos mas não comtemplados, a PROAES apresentou que os critérios foram seguidos a rigor pela equipe de serviço social e que todos os requisitos podem ser acessados pelos estudantes no site do Sisbol.
Diante da pressão dos estudantes, a reitoria apresentou a proposta de um recurso, que seria retirado da verba da LOA, para complementar a verba destinada à assistência estudantil. Foram apresentadas duas propostas pela reitoria e PROAES:
- Aumento do número de bolsas, em mais 550, incluindo estudantes deferidos que não foram contemplados.
- Reajuste do valor de todas as bolsas para R$ 700,00 aos estudantes deferidos e comtemplados.
Como forma de debater a melhor proposta com o conjunto dos estudantes, o DCE Fernando Santa Cruz vai realizar uma assembléia estudantil online nessa sexta-feira (24/03), às 19h.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais