Defesa Civil de Maricá poderá contratar guarda-vidas para o verão

Praia de Ponta Negra é sempre muito procurada em dias de intenso calor. | Foto: ErreJota Notícias

Apesar da pandemia do novo Coronavírus, as praias de Maricá deverão ter grande procura por moradores e turistas. Pensando nisso, a Defesa Civil de Maricá já está elaborando um esquema especial de vigilância durante os meses do verão. O objetivo é atuar preventivamente nos casos de afogamento no litoral maricaense.

Está em estudo pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil o lançamento de um processo simplificado para contratação de mais guarda vidas. A pasta avalia que o aumento de agentes será necessário por conta do aumento do número de banhistas que é registrado em Maricá durante o verão.

De janeiro a setembro deste ano, segundo o órgão, 303 pessoas foram socorridas pelos agentes da pasta. Para o próximo verão, estão previstas a instalação de postos de observação fixos ao longo da orla, colocação de placas de orientação e a aquisição de botes e motos aquáticas para apoiar os agentes.

A Defesa Civil alerta que os banhistas precisam seguir algumas orientações na praia: observar as condições do mar antes de entrar na água e manter crianças a uma distância máxima de um braço, para que um adulto possa prestar socorro rapidamente, caso necessário. Também é importante não ficar de costas para o mar ao fazer selfies ou simplesmente brincar na areia, evitando assim ser surpreendido pelas ondas.

Notícias Relacionadas