Militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizaram uma operação em São Gonçalo e apreenderam cerca de 400 quilos de camarão no bairro Gradim.
O camarão seria fruto de pesca ilegal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) informou, nas redes sociais, que os camarões serão destinados à doação para moradores da comunidade do Jacarezinho, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O período de defeso de camarões marinhos das espécies sete-barbas, rosa, branco, santana ou vermelho e barba-ruça começou em janeiro desse ano e vai até dia 30/04 nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A medida do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), prevista na Portaria SAP/Mapa n° 656/2022, varia de acordo com a época de reprodução de cada espécie e, durante a sua duração, ficam vetadas ou controladas a caça, coleta e pesca esportivas e comerciais. O objetivo é preservar e garantir a sustentabilidade dessas espécies e a manutenção da cadeia produtiva do setor pesqueiro.