spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Dengue: emergência em saúde pública em todo o Estado

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou o decreto no Diário Oficial do município que estabelece estado de emergência em saúde pública por conta da dengue na capital fluminense. Atualmente 11.202 casos já foram registrados, o maior número desde 1974 na série histórica. Somente no mês de janeiro, o número de casos chegou a 44% de todo o ano passado.

Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp

Com o início do verão, os registros de casos de dengue aumentam em todo o país com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Quem explica melhor sobre o assunto é a epidemiologista Ana Sodré, diretora médica da Clínica Niterói.

Foto Governo Federal

“Estamos vivendo novamente uma epidemia de dengue, que já deveria ser esperada. Todo verão, nosso país passa por esse problema. Além da chikungunya, a dengue possui o mesmo vetor que é o Aedes aegypti, um mosquito com autonomia de voo baixa, peridomiciliar, ou seja, que se prolifera em casas com água parada. Isso envolve os lixões, plantas com água, tampas de garrafa e etc. Além disso, com a alta ocorrência de chuvas recentemente, as poças d’água nas ruas também ajudam na proliferação dessa espécie”, afirmou a especialista.

A médica recomenda que diante dos primeiros sintomas é necessária uma tutela médica. Um especialista para conferir os sinais vitais e identificar qual procedimento será tomado. Seja ele hidratação rigorosa, internação ou até hidratação venosa e dependendo do quadro clínico, tratamentos mais intensos.

NITERÓI
Em 2023, Niterói se tornou a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia. No Brasil, ele é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto do ‘mosquito do bem’ foi iniciado em 2015 com uma ação piloto em Jurujuba. Em 2017, começou uma expansão no município, e o método Wolbachia chegou a 33 bairros das regiões praias da Baía e Oceânica.

DENGUE E CARNAVAL
O Governo do Estado lançou a campanha “Contra a dengue todo dia” para conscientizar e mobilizar a população para o combate à dengue. Ao todo serão nove telões do Sambódromo que vão passar um filme de 15 segundos sobre o combate à dengue. Antes de a primeira escola desfilar, foliões vão exibir faixa com a frase ‘10 minutos salvam vidas’.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img