Com a expectativa de aumento no número de veículos durante o feriadão de Carnaval, o Detran RJ realizou, nesta quinta-feira (5), uma ação educativa voltada para motoristas e motociclistas na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói.
A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran RJ e contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da concessionária Ecovias Ponte, da Operação Lei Seca, do Instituto de Traumato-Ortopedia, entre outros órgãos.
Durante a ação, condutores foram abordados e convidados a participar de atividades que simulam os efeitos do consumo de álcool, drogas e outras substâncias que prejudicam os reflexos ao volante. Em um dos estandes montados no local, motociclistas utilizaram óculos que reproduzem a sensação de dirigir sob efeito do álcool e também receberam antenas corta-pipas.
A auxiliar de enfermagem Aline Savii, de 37 anos, que trabalha no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, elogiou a iniciativa. Segundo ela, a ação pode salvar vidas, já que a maioria dos atendimentos graves na emergência envolve motociclistas vítimas de acidentes.
“É uma iniciativa maravilhosa. Vejo isso todos os dias no hospital. A educação no trânsito é a melhor forma de evitar mortes”, afirmou.
Além das orientações educativas, agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Detran RJ também verificaram a habilitação dos condutores e a documentação dos veículos.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, destacou a importância da conscientização durante o Carnaval. Segundo ele, ações educativas ajudam a orientar os motoristas e a reduzir o número de acidentes nas estradas.
Já o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran RJ, Marcus Moreira, reforçou que o objetivo da ação é alertar motoristas e motociclistas sobre os riscos de dirigir sob efeito de substâncias que comprometem os reflexos. “A educação para o trânsito salva vidas, e esse é o nosso principal objetivo”, afirmou.

















