O “Torneio SESI de Robótica – Regional Rio de Janeiro Powered by Equinor” reuniu cerca de 500 estudantes na Firjan SESI Nova Iguaçu e definiu as dez equipes classificadas para a etapa nacional, que acontecerá em 2026, em São Paulo. Os times disputam agora uma vaga no Mundial de Houston, nos Estados Unidos.
Com o tema “Arqueologia”, a competição contou com equipes do Rio, Espírito Santo e Bahia, divididas nas categorias FLL (FIRST LEGO League) e FTC (FIRST Tech Challenge). As provas envolveram desafios com robôs de LEGO, máquinas semi-industriais e projetos ligados à preservação do patrimônio histórico.
A direção da Firjan destacou o papel pedagógico da robótica, que integra tecnologia, criatividade e trabalho em equipe. A Equinor, patrocinadora do torneio, reforçou o compromisso com iniciativas que estimulam inovação e formação de jovens.
Além das provas, o evento recebeu a 2ª Mostra Cine SESI e o Seminário STEAM, que exibiram 61 curtas estudantis e premiaram 30 produções em diversas categorias.
Equipes classificadas – FLL
- Medal Hunters High (Firjan SESI Barra Mansa)
- RVR Technobots (E.M. Walmir de Freitas Monteiro – Volta Redonda)
- Smart LEGO Júnior (Firjan SESI Resende)
- FrancoDroid (Liceu Franco-Brasileiro – Rio)
- Pac Bots (Firjan SESI Barra do Piraí)
- RexTech (C.E. Maria Justiniano Fernandes – Nova Iguaçu)
Equipes classificadas – FTC
- Tech Fênix (Firjan SESI São Gonçalo)
- Tech Dragons (CAT Jones dos Santos Neves – ES)
- Atlas (CAT Helcio Rezende Dias – ES)
- Hydra (Escola SESI Djalma Pessoa – BA)
Premiações especiais também foram entregues nas categorias Desempenho do Robô, Design, Core Values e Projeto de Inovação.





















