O comércio começou cedo na preparação intensa nas vendas para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre, só perdendo para o Natal. As expectativas são otimistas e nem sempre impulsionadas por fatores econômicos, mas por estratégias inovadoras de vendas de comerciantes e empresários. Segundo o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira, a expectativa é que o comércio em geral tenha um aumento de 5%, na comparação com 2024.
E desde que as redes sociais viraram umas das mais importantes vitrines nas mãos dos consumidores, já foi dada a largada para os mais variados tipos de anúncios e promoções para atrair os clientes. Na loja Nippon Importadora, as ofertas são variadas: bolsas de couro, relógios femininos, perfumes importados entram na lista de desejo de muitas delas. Segundo o empresário Felipe Carvalho, as vendas no e-commerce já antecipam um aumento de 17% das vendas do período, tendo em vista o tempo previsto para as entregas e fretes. Já nas duas unidades físicas, o empresário conta que a expectativa é de 20%, porém na semana do Dia das Mães.
“Já começamos a arrumar as lojas para este grande evento, preparamos os vendedores e estamos muito confiantes apesar de toda a instabilidade econômica do país”, comentou. Além destas opções, as roupas, calçados, aparelhos eletrônicos e até os combos de beleza oferecidos pelos centros de estética estão entre os queridinhos para presentear. E ainda há espaço para quem tem a tradição de dar um significado a mais aos presentes. Segundo o empresário Jorge Carvalho, do Sítio Carvalho Plantas, as orquídeas, begônias, buquês de flores, mini rosas, tulipas e cúrcumas são belíssimas opções para encantar mesmo quando é um presente único ou quando recebido como complemento. “As flores são presentes que falam por si só. Nossa expectativa é que tenhamos um aumento em 20% na comparação ao ano anterior quando tivemos grande procura pelas kalanchoes, geralmente compradas em quantidade para presente nas escolas, empresas, condomínios e para atender a grupos maiores que buscam esta opção pelos valores mais atrativos, sem perder a beleza de cada significado”, disse o empresário.
