spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Dia dos Professores: Esperança de um futuro melhor

spot_imgspot_img

Mais lidas

“A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem”. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é autor dessa frase que resume o sentimento de milhares de professores. No sábado, 15 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Professor. Reunimos histórias de grandes mestres em várias áreas para relatarem as dores e as delícias dessa profissão, ou melhor, vocação.

Morador de Niterói, José Nilton Júnior, é professor de história e dá aula para alunos do Ensino Médio. Ele se classifica como um privilegiado por trabalhar como professor e trocou a carreira em uma empresa de petroleo pela sala de aula. “Sou muito feliz e eu escolhi ser professor, eu mudei de área e talvez tenha sido uma das melhores opções da minha vida. Acredito muito no papel da educação. Toda vez que eu explico uma coisa para um aluno e vejo os olhos dele brilharem por ter entendimento, me sinto muito feliz. Acho que eu contribuo para a formação de uma pessoa”, contou.

José Nilton Júnior – Foto de Arquivo Pessoal

O professor universitário Diego Ramos, disse que desde criança sempre quis ser professor, que teve o avô como um grande inspirador para essa escolha. “O conhecimento adquirido nunca é tirado. Sempre quis ser professor para passar o que eu tenho de melhor, e acredito  que é a dedicação, empenho e o entusiasmo de aprender; além da certeza desse poder transformador da educação. Quando estamos em sala de aula, muito mais que levar conhecimento, a gente reafirma a esperança em uma vida e um mundo melhor”, ponderou.

Diego Ramos. Foto de Arquivo Pessoal

A entrevista com Diego contou com a participação especial da filha dele, a pequena Athena, de 4 anos, que deu sua opinião sobre o que ela acha dos professores. “Eu gosto muito de estudar e tenho duas professoras preferidas. Gosto de brincar com todos os meus amigos. Meu papai é professor. Eu fico feliz!”, contou a aluna da creche III.

Athena. Foto de Arquivo Pessoal

A professora Lilian Monteiro, pedagoga business, migrou para outro lado do ensino e hoje vê esse ensino como uma ferramenta para provocar reflexões sob novos pontos de vista na área corporativa.  “Ensinar é ser um mediador da construção do conhecimento – tanto entre profissionais experientes, atuantes no mercado, líderes e empreendedores, quanto aos novos. Ter uma escola business me proporcionou a autodescoberta, exercendo a sublime missão de desenvolver pessoas a atingirem seu potencial pleno. Também ser pedagoga na área corporativa me mostrou que ensinar, liderar e empreender é um processo que se retroalimenta, em um ecossistema tão tradicional, mas sempre tão inovador. Ensinar é inspirar”, pontuou a CEO da Rara Academy.

Lilian Monteiro. Foto de Divulgação

De acordo com o Portal Brasil Escola, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, e foi estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart. A data brasileira faz menção a um decreto de Dom Pedro I que organizava o Ensino Elementar.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img