Na quarta-feira (14/11) foi celebrado o Dia Mundial da Diabetes. A Diabetes está na lista de doenças cujos pacientes buscam alguma sinalização em caso de emergência, assim como acontece com alérgicos por algum medicamento.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
Essa sinalização pode ser feita com uma tatuagem de segurança, por exemplo, também realizada em alérgicos a alimentos e medicamentos. O técnico em enfermagem Victor Ribeiro, 21 anos, descobriu, se automedicando, alérgico ao medicamento paracetamol. “Eu passei mal e fui para o hospital com muita urticária. Eu ando na carteira com um papel escrito que sou alérgico”, explicou.
Foto de Raquel Morais
No caso da Diabetes, pode decorrer de defeitos genéticos associados com outras doenças ou uso de medicamentos. E a tatuagem foi a opção escolhida por Lorena Matos, 41 anos. Se você estiver desacordado, facilita a vida do atendente com informações que outras pessoas podem não saber. Se desmaiar na rua por causa de uma diabetes por exemplo, pela baixa de insulina, se tiver a tattoo em lugar visível, o primeiro socorro tem a chance de restabelecer a saúde de maneira mais rápida”, explica.
Os sócios Gilson Dreadlock e Fábio Mandrak, do estúdio 4 Artes Tattoo, em São Gonçalo, fazem o tipo de tattoo de segurança, e por conta da data, estão oferecendo descontos de 70% até o próximo sábado 18/11 para quem quiser se tatuar.