Se tem uma data que vem ganhando espaço no calendário — e no prato — é o Dia Mundial Sem Carne, celebrado em 20 de março. A proposta é simples: dar um tempo na proteína animal e testar novas possibilidades. E, no Rio de Janeiro, essa vibe já virou tendência nos restaurantes.
A cena gastronômica carioca mostra que dá, sim, pra comer bem — e muito — sem carne. Casas da cidade estão apostando em menus criativos, leves e conscientes, perfeitos pra quem quer experimentar algo diferente, nem que seja só por um dia.
Na Terra Brasilis, por exemplo, não faltam opções: burrata, tábua vegana e espaguete de pupunha (que substitui a massa tradicional), além do clássico dadinho de tapioca.
Já no Bro Art & Burguer, a pedida é hambúrguer vegano. O destaque é o “Romântico do Futuro”, versão sem carne de um dos lanches mais famosos da casa — ideal pra quem não quer abrir mão do burger.
Curte comida japonesa? O Iummy Japanese Restaurant também entrou na onda, com yakisoba de legumes, edamame, mix de cogumelos e outras opções vegetarianas.
O Sobrado da Cidade aposta em pratos que colocam os vegetais no centro da experiência. Entre os destaques está o Capelete Veget, com massa artesanal recheada de moranga e gengibre, finalizada com molho de queijos, além da feijoada vegetariana da casa, que releitura o clássico brasileiro com legumes, tofu e cogumelos — provando que dá pra manter sabor e tradição sem carne.
No fim, o Dia Mundial Sem Carne é sobre experimentar sem pressão. E a gastronomia carioca mostra que dá pra ser criativo, saboroso e ainda fazer escolhas mais conscientes — mesmo que seja só por um dia.

Serviço
Terra Brasilis
Endereço: Praça General Tibúrcio, s/nº – Urca, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2295-9090
Instagram: @terrabrasilisrestaurante
Funcionamento: diariamente, das 12h à meia-noite
Bro Art & Burguer
Endereço: Rua São João Batista, 84 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 4108-3564
Instagram: @broarteeburguer
Funcionamento: a partir das 17h30
Delivery ou retirada no local
Iummy Japanese Restaurant
Endereço: Taquara Plaza – Piso 1, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 97703-4727
Instagram: @iummyjapanese
Funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 12h às 21h
Sobrado da Cidade
Endereço:Rua do Rosário, 34, Centro (a poucos passos do CCBB).
Funcionamento: Segunda a sexta: 11h30 às 17h
Aceita cartões de crédito, débito, ticket refeição, Pix e dinheiro
Acessibilidade a cadeirante
Informações: 21.97978-4353
Instagram: @sobradodacidade

















