spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Doação de sangue entre pets também salva vidas

Mais lidas

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo. Uma atitude simples, que salva vidas, praticamente indolor e tão importante para tantas pessoas que estão internadas. Mas, você sabia que os animais passam pelo mesmo tipo de procedimento? Os pets, cães e gatos, também precisam, em alguns casos, de bolsas de sangue e nesse momento a ação dos médicos veterinários é fundamental para salvar a vida dos nossos bichinhos.

Em Niterói, o Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (Huvet) é vinculado à Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) e realiza esses procedimentos com preços populares.

O Errejota Notícias conversou com a professora Dra. Aline Moreira de Souza, responsável pelo Serviço de Patologia Clínica Veterinaria do Huvet e com a Dra. Luísa Faustino Guimarães que é clínica e endocrinologia de pequenos animais do Huvet, e elas explicaram muitas curiosidades sobre esse assunto.

ERREJOTA NOTÍCIAS – A doação de sangue entre animais é tão importante quanto a de humanos?
Luísa Faustino –
A doação de sangue é bem importante para a medicina veterinária assim como para a medicina humana e salva vidas.

ERREJOTA NOTÍCIAS – O Hospital Huvet conta com um banco de sangue? De plaquetas? Como está o abastecimento? É como os humanos, tem tipos sanguíneos?
Luísa Faustino –
O Huvet não possui banco de sangue. E existem tipos de sangue distintos para cães e gatos e quando necessária a transfusão realizamos teste de compatibilidade entre doador e receptor.

ERREJOTA NOTÍCIAS – Quais animais podem doar? Somente cachorros e gatos? Quais condições de saúde?
Aline Moreira –
Na medicina veterinária as transfusões sanguíneas são mais requisitadas para cães e gatos. Os critérios para ser um doador podem variar um pouco, mas em média precisam ter entre 1-8 anos, cães mínimo de 20 quilos e gatos mínimo de 4 quilos. Temperamento dócil preferencialmente, estar bem de saúde, não estar prenhe ou no cio. Vacinas atualizadas e livre de vermes, pulgas e carrapatos. Nunca ter recebido doação de sangue e nem ter doado nos últimos 3 meses. Os animais doadores fazem avaliação clínica e exames de sangue periódicos para a certificação de que estão aptos a doação.

ERREJOTA NOTÍCIAS – O assunto é pouco falado, geralmente os tutores só tomam conhecimento desse procedimento quandos os animais estão precisando de sangue. Existe campanhas que falam disso?
Luísa Faustino –
É um assunto pouco abordado mas nós sempre tentamos conscientizar os tutores que possuem animais doadores em potencial. Apesar de não termos o banco de sangue, possuímos alguns animais que vão ao hospital quando solicitados para realizar a doação quando necessário.
Aline Moreira – Fazemos campanhas nas nossas mídias do Instagram @huvet_uff @laboratorioabertouff e sempre tentamos conscientizar os tutores de animais doadores em potencial. Apesar de não termos o banco de sangue, existe um cadastro de animais doadores que vão ao Huvet sob demanda para doação.

ERREJOTA NOTÍCIAS – Quando um animal precisa de sangue? Somente em cirurgia? Ou tipo, problemas de anemia precisam de uma transfusão?
Aline Moreira –
são inúmeras as situações que podem levar a transfusão de sangue. Procedimentos cirúrgicos e doenças que levem a anemia intensa, colocando em risco a vida do animal. O médico veterinário avalia a necessidade caso a caso.

ERREJOTA NOTÍCIAS – Quando pode ser realizada a doação? Quais dias? Precisa de internação do pet?
Aline Moreira –
As transfusões realizadas no Huvet podem ser realizadas mediante a indicação de um médico veterinário interno, durante o horário de funcionamento do hospital. Para a doação e para a transfusão não há necessidade de sedação, não gera dor, mas pode gerar um desconforto, assim como para humanos. A doação é rapida, semelhante a dos humanos. A transfusão demora algumas horas e precisa de monitoramento por médico veterinário. A internação é uma possibilidade após ou durante o procedimento. E o intervalo para doação de sangue é de 3 meses no mínimo.

ERREJOTA NOTÍCIAS – O Huvet está funcionando? Atende quais especialidades? É gratuito? Atende demanda livre ou somente agendamentos?
Aline Moreira –
O Huvet está funcionando no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Compreende atendimentos de clínica médica de cães, gatos e animais silvestres. Conta com especialidades como endocrinologia, oftalmologia, nutricionista, neurologia, dermatologia, nefrologia, oncologia e cirurgia. Possui um setor de exames de imagem e laboratório de patologia clínica. O hospital não é gratuito mas possui valores mais acessíveis a população. A partir da pandemia iniciamos o atendimento com hora marcada somente pelo WhatsApp. Atendemos outros municípios também, não temos restrições de origem dos pacientes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img