spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Domingo de Independência tem literatura, música e debates na FLIM

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu no domingo (7) um dia de independência marcado por livros, reflexões e cultura na Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM). O terceiro dia do evento reuniu nomes de peso como MV Bill, Aline Midlej, Octavio Guedes e Leoni, que atraíram grande público às tendas e ao palco principal.

Logo pela manhã, a bateria da escola mirim Mangueira do Amanhã deu o tom festivo, acordando a cidade com muito samba e desfilando pelos jardins da Orla do Parque Nanci, palco da festa literária.

Foto: Thamyris Mello PMM

Jornalismo e literatura em debate

Na mesa “Entre Fatos e Leituras”, Aline Midlej destacou como os livros permitem aprofundar discussões que o ritmo da redação não comporta:

“A gente escreve um livro inteiro por dia sobre o Brasil. O jornalismo é isso”, afirmou.

Octavio Guedes ressaltou as semelhanças entre os dois campos:

“O jornalista precisa ser relevante e falar para todos, sem sensacionalismo. É muito parecido com o desafio da literatura.”

A conversa contou também com o pesquisador Marcelo Santana, da Universidade de Vassouras (campus Maricá), e mediação da secretária municipal de Comunicação, Danielle Oliveira, que destacou a importância do espaço para “construir novas possibilidades de entendimento sobre o país que temos e o que queremos”.

Foto: Elsson Campos PMM

Escrita periférica em destaque

Uma das mesas mais aguardadas do dia reuniu MV Bill, Jessé Andarilho, Rodrigo Santos e Wesley Barbosa, que compartilharam como a escrita transformou suas trajetórias.

MV Bill falou sobre a força da palavra no rap:

“Mesmo com poucos recursos, criávamos narrativas complexas. A literatura ampliou ainda mais esse horizonte.”

Já Wesley Barbosa trouxe sua experiência pessoal:

“A literatura surgiu como um remédio para quem vive nas periferias. Foi por meio dela que transformei dor em potência e encontrei uma forma de registrar minha história.”

Juventude e novas vozes

A programação contou ainda com a FLIM Jovem, que promoveu debates sobre saúde pública, protagonismo estudantil e empreendedorismo. O encerramento foi com a peça teatral “Ai de mim – Um experimento sobre o amor!”.

Encerramento com música

O dia terminou em clima de celebração: Leoni participou de uma mesa e depois subiu ao palco principal, encerrando o domingo de Independência da FLIM com música e poesia.

Foto: Clarildo Menezes PMM

Confira a programação de segunda-feira (08):

Flimzinha:
9h30 – Lekolé
10h – Pintura facial – Animaniacs
13h – Pintura facial – Animaniacs
14h30 – Bibliomala com Eliza Moreno

Flim Jovem:
9h30 – Palestra: Maricá e Seus Aspectos Geográficos e Ambientais e Seus Patrimonios Culturais. Palestrante: Renata Gama. Saudação: Professor Lacerda
11h – Roda de Conversa: Ações Afirmativas sobre Comportamento e Bem-estar Animal na Cidade de Maricá. Participantes: Franciele, Adriana, Thaisa, Ângela e representante da Universidades de Vassouras. Mediação: Secretário Robson Robgol
15h – Roda de Conversa: A Favela Pensa, Sente e Transforma: A Voz da Periferia na Construção do Futuro. Participantes: Projota, Binho Cultura, Adônis Vianna e André Rangel. Mediação: Vitor Nunes (UMES)
17h – Roda de Capoeira. Participante: Adônis Vianna (Ruasia) e Santiago (Capoeira das Comunidades). Saudação: Vitor Nunes (UMES)

Papo Flim:
10h – Inovação e Empreendimento na Universidade. Participantes: Denize Cardim. Mediação: Rodrigo Moura, secretário de Educação.
14h30 – Roda de conversa: Mães atípicas. Participantes: Diogo Almeida (Ex BBB), Rejane Macedo e Rosana Mendes (CDRA). Mediação: Denize Cardim
16h – Esquete: Hélio De La Peña
18h – Mesa 4: Livros, Leitura e Futuro. Participantes: Henrique Rodrigues e Sebastián Concha. Mediação: José Castilho

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img