spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

“Domingo na Praça” reúne famílias em Itaboraí

spot_imgspot_img

Mais lidas

O último domingo (20) foi dia do projeto “Domingo na Praça”, realizado pela Prefeitura Itaboraí, o primeiro evento levou lazer, cultura e esporte para a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

Dezenas de famílias itaboraienses aproveitaram o último dia de outono para confraternizar ao ar livre. Seguindo todos os protocolos de Saúde, a população respeitou o uso de máscaras e aproveitou para praticar exercícios, brincar, ouvir música e conhecer os espaços culturais do centro histórico da cidade.

O dia começou com uma aula gratuita de Chi Kung (“Qigong”), técnica tradicional milenar chinesa, para relaxar o corpo. Depois foi a vez das atrações musicais. A Banda Municipal Visconde de Itaborahy da Guarda Municipal levou alegria com bastante música brasileira para os presentes. Em seguida, foi a vez da apresentação da Orquestra Silva Percussões em frente a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. Fechando as atrações, o  “Projeto Transformar” entrou em ação com uma grande roda de capoeira, aulas de ginástica e alongamento.

Nos intervalos das atrações, a população aproveitou para conferir as novidades do artesanato local em uma das 12 barracas montadas no largo da Igreja São João Batista. Os espaços culturais históricos da praça também chamaram a atenção dos presentes. A exposição sobre Joaquim Manuel de Macedo, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, e a mostra imersiva ‘Do Mangue ao Mar’, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, atraíram vários visitantes.

“Esse é o primeiro domingo do projeto. É bonito ver as famílias curtindo a praça com tranquilidade e segurança. Estamos aqui ouvindo as sugestões dos moradores para melhorar os próximos, afinal a praça é todos os itaboraienses. Inclusive, já observei que podemos garantir mais acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, disponibilizar mais banheiros e fechar mais parcerias para as atrações”, disse o prefeito Marcelo Delaroli que veio conferir o andamento do evento e também curtir o domingo em família.

A Prefeitura de Itaboraí concentrou todos os esforços para garantir que o evento ocorresse dentro dos protocolos de Saúde e com segurança. Uma tenda da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) deu apoio distribuindo máscaras, aferindo a temperatura e disponibilizando álcool em gel. O locutor e os monitores das atrações lembravam a população e crianças dos protocolos sanitários. Agentes da Guarda Municipal estiveram presentes para garantir a segurança e ainda realizaram um trabalho de conscientização ambiental distribuindo mudas para a população.

“Uma prima minha, que estava em outra cidade, viu na rede social da Prefeitura e me avisou que teria o evento. Fiquei super animada, pois acredito que resgata a memória afetiva da minha infância nessa praça. Aproveitei que iria almoçar na casa da minha mãe aqui perto para passear com a família toda”, disse Renata Araújo, de 28 anos, moradora de Vendas Pedras que estava acompanhada pelo marido, a filha de um ano e de sua mãe.

O projeto “Domingo na Praça” ocorrerá todos os domingos, de 8h às 17h com o fechamento das ruas do entorno do centro histórico da Praça Marechal Floriano Peixoto. Ficarão restritas apenas para circulação de pedestres: a Rua João Caetano (na esquina com a Rua Bomfim) e a Rua Fidélis Alves (esquina com a Rua Prefeito João Augusto Andrade), além da entrada da praça pela lateral da Paróquia São João Batista. Equipes da Secretaria Municipal de Segurança e agentes da Guarda Municipal estarão nas ruas informando corretamente o cidadão sobre as mudanças. As ruas fechadas poderão ser utilizadas apenas para estacionamento.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img