O proprietário de um ferro-velho foi preso em flagrante nesta quarta-feira (25), em São Gonçalo, durante uma força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pelo Detran.RJ.
O comerciante foi preso por receptação de um motor roubado, pertencente a um Fiat Punto. Além dele, dois outros comerciantes foram levados à delegacia por crime ambiental, após terem sido flagrados descartando óleo de motor diretamente no solo.
Ainda na Operação Desmonte, foram interditados seis ferros-velhos, todos sem registro para funcionamento e sem apresentar notas fiscais dos materiais comercializados. Entre os estabelecimentos autuados, dois foram notificados por descarte irregular de óleo, configurando crime ambiental. Todo o material encontrado, incluindo sucatas e peças de veículos, foi apreendido e enviado para reciclagem em empresas credenciadas pelo Detran.RJ.
A ação ocorreu no bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo, onde os seis ferros-velhos operavam de forma precária na Avenida Júlio Lima, em terrenos invadidos, localizados embaixo de torres de transmissão de energia elétrica. De acordo com as autoridades, essas operações irregulares comprometiam a circulação de veículos das empresas de energia, que precisam acessar as torres para manutenção. Os proprietários dos ferros-velhos ainda utilizavam a base das torres para pendurar peças de automóveis, agravando o risco à segurança.