O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foi eleito na segunda-feira (7) como novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). A escolha ocorreu por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no domingo (6), que definiu os dirigentes da sigla nos níveis municipal, estadual e nacional.
Apesar da indefinição no diretório de Minas Gerais — cuja eleição foi judicializada — o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) derrubou, na segunda-feira, uma liminar que impedia a realização do pleito no estado. Segundo informaçõs do partido, ainda faltam votos a serem computados de partes de Pernambuco, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas o resultado final da eleição já é considerado irreversível.
Edinho Silva superou na disputa interna o deputado federal Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT.
Com trajetória consolidada dentro do partido, Edinho foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos (2001-2008 e 2017-2024) e também ocupou o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo Dilma Rousseff.
Ele é graduado em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara e possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).