Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, em Vista Alegre, São Gonçalo, estão usando o jornal como ferramenta de aprendizado e superação. Na terça-feira (14), foi lançada mais uma edição do jornal quinzenal “Fala, João Cabral!”, produzido pelos próprios alunos com assuntos do cotidiano, entrevistas e atividades escolares.
A iniciativa faz parte do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA, do Ministério da Educação, ao qual a Secretaria de Educação de São Gonçalo aderiu.
Em sua 11ª edição, o jornal prestou uma homenagem especial ao Dia do Professor. Em números anteriores, foram abordados temas como racismo, Lei Maria da Penha, direitos humanos, golpes na internet, saúde e cultura.
O professor Carlos Alexandre Chavão, formador do Pacto na escola, destacou a importância pedagógica do projeto:
“Uma das coisas importantes no jornal é propor atividades para que os alunos não tenham uma atitude passiva com a leitura. Queremos provocar os alunos a resolver problemas, desafios e, principalmente, desenvolver o hábito da leitura e da reflexão. Usamos textos simples e muitas fotos para atrair e estimular o contato dos alunos com o mundo da escrita.”
Amanda Dugone, aluna do 8º ano e participante da produção, expressou o orgulho de fazer parte do projeto: “É bem legal, eu ajudo na parte de arte e música, eu gosto bastante. São publicadas entrevistas com alunos, onde a gente conta um pouco da nossa experiência de vida, com fotos, dá orgulho. Estamos aprendendo muito com o jornal.”