Elias Rosa e Seu Bando apresentam O Vassoureiro no Teatro Municipal de Niterói, no Projeto Palco Aberto, que acontece no dia 18 de outubro, às 19 horas. Através do personagem Vassoureiro, o cantor e brincante Elias Rosa conduz seu show performático acompanhado dos músicos André Bitto (Acordeon), Beà Felício dos Santos (Baixo), Nando Rocha (Guitarra), Marquinhos Rum (Percussão) e Léo Cortez (Bateria). Aapresentação contará com a participação especial dos artistas populares Cidel Trindade e Rodrigo Rios.
O espetáculo traz ao palco canções inspiradas em cantos de trabalho, jongos, côcos e sambas de roda, fortalecendo a memória e a cultura popular do Brasil. Conduzido pelos pregões de um vendedor de vassouras que extrapola o eco das ruas, o show ainda resgata histórias de ambulantes e artistas anônimos que há muitas gerações constroem a identidade social brasileira com traços expressivos. O Vassoureiro canta suas cantigas e superstições em noite de celebração da cultura popular.
O repertório conta com 13 músicas: composições de Abdias do Nascimento e Rosil Cavalcanti ganham novas interpretações e se misturam a composições do próprio Elias Rosa e de seus convidados Trindade e Rios. Através das performances sonoras e cênicas este encontro cria diálogos entre o passado e o presente, celebrando a poesia e a história do trabalhador e do artista popular.
Elias Rosa
Brincante, dançarino popular e músico, é fundador do grupo de Jongo Folha de Amendoeira com o amigo Rodrigo Rios (2009), por mais de dez anos o artista tem se apresentado pelo país como músico e dançarino nos shows da cantora e arte-educadora Bia Bedran. Participou de diversas jornadas de pesquisa e troca de saberes. Em 2011, apresentou-se no projeto Quarta dos Tambores em Cachoeira de São Felix – BA, onde retorna
periodicamente para compartilhar seu trabalho. Em 2013, foi ao Togo realizar o Projeto Devio , oferecendo oficinas de musicalização, jongo e capoeira para crianças e jovens. Atua como performer e percussionista no grupo Giras Gerais. Já no Grupo Zanzar de Pesquisa de Culturas Populares Brasileiras, participa como compositor, brincante e oficineiro desde 2014. Apresentou o trabalho “O Vassoureiro” nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, tendo realizado uma única apresentação internacional do projeto em Paris. Brincante, artista de rua e educador, Elias é militante da cultura popular e realiza apresentações diárias em espaços e transportes públicos.
Cidel Trindade
Natural de São Luís do Maranhão e radicado no Rio, é batuqueiro, compositor, pesquisador e professor de ritmos. Criou e coordena a Companhia Mãos Calejadas de Música, Arte e Cultura Popular desde 2005 e, através dela, realiza oficinas e apresentações culturais em diversas cidades pelo país, pesquisando e divulgando mais de 50 ritmos populares do Brasil, África e América latina (Tambor de Crioula, Côco, Cacuriá, Bambaê). Atualmente, ministra a Oficina Cocairé no Museu Janete Costa.
Rodrigo Rios
Cantor, compositor e multiinstrumentista, é professor de música há 15 anos. Fundador do Grupo Jongo Folha de Amendoeira, Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói/RJ desde 2010. Em 2018, atuou como Produtor Musical do disco “RIOS – Na Palma da Mão”.
Realizou Workshop e Shows em muitos estados brasileiros e em países como a Noruega, Togo e Benin.
SERVIÇO
Elias Rosa O Vassoureiro – PROJETO PALCO ABERTO
Data: 18 de outubro
Horário: 19 horas
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624
Horário de funcionamento da bilheteria:
- Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
- Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.