Nesta quinta-feira (02), cerca de 700 pessoas estiveram presentes na Sala Nelson Pereira dos Santos para acompanhar a posse do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), como secretário-executivo da cidade.
A posse de Rodrigo contou com a presença de autoridades como o prefeito Axel Grael (PDT), o vice-prefeito, Paulo Bagueira (Solidariedade), o presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Cal (PP), o ex-secretario-executivo e agora titular da pasta da Educação, Bira Marques, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Carlos da Nóbrega e os deputados estaduais Vitor Júnior (PDT) e Verônica Lima (PT).
Axel Grael iniciou a apresentação e contou parte da trajetória do antecessor no cargo do executivo municipal. “A minha relação com o Rodrigo é de amizade muito próxima, confiança e convergência de ideias. Nosso trabalho já funcionou bem durante 10 anos e vai continuar funcionando. Rodrigo traz experiência e dinamismo e vai nos ajudar muito. Teremos uma capacidade de investimentos como Niterói nunca teve. Já demos ordem de início para as obras da Alameda, do Centro de Niterói e iniciamos vários projetos importantes para a revitalização da cidade. Nesse momento especial eu precisava do Rodrigo Neves conosco. Era muito importante que ele assumisse essa missão de secretário Executivo”, ressaltou.
O prefeito destacou ainda a importância da parceria com Neves. “Esse é um momento muito especial para Niterói. Recebi, com muito orgulho, a confirmação do Rodrigo Neves quando o convidei para continuar conosco nessa caminhada que teve início em 2012. Fizemos com que a história de Niterói mudasse. Começamos um trabalho juntos que foi reconhecido pela reeleição do Rodrigo saindo ao final do segundo mandato com uma aprovação recorde, de 80%. Ele inaugurou um método de gestão na Prefeitura em que conseguimos unir planejamento, gestão, escolhas corretas e prioridades”, relembrou.
Bira Marques, atual secretário de Educação e antecessor no cargo que Rodrigo irá ocupar, falou de seu legado como secretário-executivo e deu boas-vindas ao ex-candidato a governador, que teve sua experiência exaltada. “Eu conheço o Rodrigo desde os tempos de liderança estudantil lá no Colégio Estadual Aurelino Leal, lembro dele lutando a favor da democracia com “Fora Collor”. Com o Rodrigo no cargo, posso ter certeza que o lugar que ocupei será ainda mais valorizado, pois o legado do nosso trabalho que construímos ao longo desses dois anos será mantido”, pontuou.
Em seu discurso, Rodrigo Neves reforçou a unidade com o prefeito Axel Grael e disse que vê seu retorno à estrutura da Prefeitura de Niterói como um ato de amor à cidade. Ele afirmou ter um sentimento profundo de serviço à população e agradecimento. Lembrou, ainda, que está à frente de um grupo político que, desde 2013, transformou Niterói na melhor cidade para viver do Estado do Rio.
“O prefeito Axel Grael está consolidando e ampliando as conquistas que tivemos desde 2013. É um prazer e ao mesmo tempo uma obrigação moral atender a esse convite do Axel para que a gente possa, com a experiência, com o conhecimento da cidade, ajudá-lo a fazer avançar ainda mais os serviços de saúde, nos serviços relacionados à mobilidade e retomar os investimentos em segurança pública, em parceria com o Estado. Esse governo tem um compromisso muito forte com os mais pobres que precisam das políticas públicas. Jamais abriremos mão desse compromisso e dessa opção preferencial com as políticas de educação, de saúde, de assistência social. É isso que promove a justiça e a coesão de uma cidade: a redução das desigualdades”, ressaltou.
“Tenho certeza de que o Axel vai fazer de Niterói a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil”, disse Rodrigo Neves.
No fim do evento, Axel e Rodrigo esclareceram dúvidas para os jornalistas sobre a nova fase da Prefeitura de Niterói. Ambos destacaram de novos projetos voltados a região oceânica da cidade, parcerias com o Governo Governo Federal e Estadual, que contará com o apoio de dois parlamentares que era base do executivo niteroiense, são eles: Vitor Júnior (PDT) e Verônica Lima (PT).
A equipe do ErreJota Notícias esteve presente no local e questionou a relação das autoridades com os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
“Niterói elegeu dois deputados estaduais e para nós é importante ter essa interlocução na ALERJ, isso nos ajuda muito no próprio diálogo com o governador. O Vitor Júnior, por exemplo, tomou posse ontem, mas vinha trabalhando muito nessa interlocução. Para a cidade, é muito importante que tenhamos pessoas compromissadas com o projeto que Niterói está desenvolvendo”, disse Axel Grael.
Rodrigo Neves completou as palavras do político e disse que a representação de Niterói é equivalente a quantidade de votos que o Axel obteve nas eleições de 2020, cerca de 65%. “É importante destacar que a Verônica e o Vitor são deputados que foram secretários no meu governo e integraram o governo do Axel, e isso ao meu ver é ótimo”, concluiu.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais