Um verdadeiro jogaço marcou o primeiro título do Palmeiras na Supercopa do Brasil. Em partida que aconteceu neste sábado (28), o Verdão – campeão brasileiro – venceu o Flamengo – campeão da Copa do Brasil – por 4×3. Raphael Veiga (2) e Gabriel Menino (2) marcaram os gols do time paulista, enquanto Gabriel Barbosa (2) e Pedro foram os autores dos tentos rubro-negros.
O jogo começou muito truncado e sem grandes chances. A melhor oportunidade de gol nos primeiros 20 minutos foi do Palmeiras. Aos 19′, o goleiro Santos foi pressionado por Endrick na área e acabou travado. A bola sobrou com para Rony, mas o rubro-negro Léo Pereira afastou o perigo.
Três minutos depois, Zé Rafael derrubou Arrascaeta na área após perder a bola para o uruguaio. Pênalti marcado por Wilton Sampaio. Na cobrança, Gabriel fez boa cobrança e abriu o marcador.
Aos 37′, veio o empate: Dudu recebeu pela esquerda, cortou para dentro da área e chutou. A bola parou no pé do zagueiro David Luiz e sobrou com o meia Raphael Veiga, que finalizou no canto, empatando a partida. O Palmeiras seguiu melhor e virou o jogo aos 48′, com Gabriel Menino marcando um golaço.
No intervalo, o técnico flamenguista Vitor Pereira arrumou o Flamengo, que voltou melhor. Tanto que, aos 05′, Everton Ribeiro dominou na intermediária e deu bela assistência rasteira para Gabriel, que recebeu entre os zagueiros e tocou por cima de Weverton para igualar o placar.
Cinco minutos depois, Endrick recebeu na área e tentou um chapéu em Everton Ribeiro, que tocou a bola com o braço. Pênalti marcado e convertido por Raphael Veiga.
A vantagem alviverde, porém, durou somente cinco minutos. Em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, o lateral Ayrton Lucas cruzou rasteiro e Pedro, de calcanhar, desviou com categoria, fazendo um golaço.
A virada palmeirense veio aos 28′; Raphael Veiga entrou na área e cruzou rasteiro. A bola desviou em Léo Pereira no caminho e sobrou com Gabriel Menino, que chutou esquisito e marcou o quarto gol da partida.
O Flamengo até pressionou, mas não conseguiu empatar a partida, o que enviou o troféu para o time comandado por Abel Ferreira, que chegou à sétima conquista à frente do Palmeiras. O português já havia conduzido o time alviverde às taças do Campeonato Brasileiro (2022), da Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Campeonato Paulista (2022).
*com informações da Agência Brasil