A Prefeitura de Maricá divulga o primeiro balanço da Operação Verão de 2021-2022, que foi iniciada em outubro com a integração de agentes das secretarias municipais de Ordem Pública, Trânsito e Defesa Civil em ações diversas realizadas nas orlas da cidade.
Com efetivo de 136 profissionais, entre guardas municipais e policiais do Proeis, e o apoio de 17 viaturas, a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucionais (Seop) registrou 971 notificações de trânsito (566 carros e 405 motos) e apreendeu 38 veículos. Entre as principais infrações de trânsito estão a falta de uso do capacete pelos motociclistas, o estacionamento irregular em local proibido pela sinalização, em ciclofaixas ou vagas prioritárias e o uso de celular ao volante.
O Disk Seop registrou ainda 144 atendimentos, sendo 41 referentes à informação, 40 solicitações de trânsito, 40 denúncias, 14 boletins de ocorrência de policial militar, oito relativo ao meio ambiente e um atendimento realizado por outro órgão.
O objetivo da operação é promover a segurança aos frequentadores e o ordenamento urbano na região de praias e lagoas de Maricá.
Controle e fluxo do trânsito
Com efetivo de 165 orientadores de trânsito, nove operadores operacionais e cinco agentes de trânsito, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária garantiu a ordem e a fluidez nas ruas da cidade, além de apoiar eventos. Os profissionais atuaram em todos os bairros, intensificando as ações no entorno e nos principais acessos da Praça Tiradentes (Araçatiba), do farol e da Orla de Ponta Negra, da Praia do Recanto (Itaipuaçu) e da Cachoeira do Espraiado. O controle especial do tráfego precisou ser realizado nesses locais por se tratar também de pontos turísticos para promover a segurança viária aos visitantes da cidade.