A empresa mexicana América Móvil, detentora da operadora de telefonia celular Claro no Brasil, anunciou que fechou acordo para a compra da Nextel Brasil, mantida atualmente pelas companhias NII e AI Brazil Holdings.
A América Móvil pagará, pelo controle total da Nextel, a bagatela de US$ 905 milhões, o equivalente a quase R$ 3,5 bilhões. Em comunicado, a empresa mexicana acredita que a Claro, com a incorporação, “consolidará sua posição uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil, fortalecendo sua base de assinantes e cobertura nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os principais mercados brasileiros”.
Atualmente, a Nextel é a quinta maior operadora do país, com 3,3 milhões de linhas móveis ativas; já a Claro é a segunda maior do país, com 24,6% do mercado brasileiro.
A conclusão da operação ainda precisa passar pelos acionistas das atuais controladoras, além da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).