No último domingo (05/03), tutores de cães vira-lata, também conhecidos como sem raça definida (SRD), se reuniram para um encontro no Plaza Shopping Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo de estimular a adoção de animais. Ao todo, o encontro contou com mais de 300 cachorros.
A mobilização aconteceu por meio da página SRD Niterói, que foi criada no fim de janeiro especialmente para promover o encontro, com foco no estímulo da adoção e contar histórias de pessoas que melhoraram suas vidas ao criar um bichinho.
“O evento sempre foi para gerar algo a mais, uma visibilidade maior para o SRD. Hoje a gente sabe que ainda tem muitas pessoas que, quando veem um cachorro de rua o enxotam, quando vai adotar dá preferência para o mais bonitinho. Se tiver de raça vai preferir estes”, disse Lizandra Machado, organizadora do encontro.
As imagens dos cães no shopping viralizaram e algumas pessoas chegaram a dizer que era um encontro de vira-latas caramelo. A organizadora faz questão de esclarecer que a intenção é chamar a atenção para todos os cães sem raça, independente da aparência ou cor. Eu faço muita questão de bater na tecla de que o evento não é só para cães caramelo, mas todos os SRD”, disse Lizandra.
A sigla SRD é tradicionalmente usada para definir os animais que são uma mistura de duas ou mais raças, muitas vezes criando animais únicos.
O evento contou com a presença de ONGs de protetores de animais e feira de adoção promovida pela campanha Amigo Animal. O pedido foi que cada participante levasse 1 kg ração para doação.
“Tudo é para promover que os SRD são amados, são vistos e podem interagir como qualquer raça”, afirmou Lizandra.
A ideia de Lizandra em relação aos vira-latas se transformou quando Pretinha, acompanhante dela no encontro, surgiu há três anos. Em abril de 2020, ela adotou a cachorrinha, que a ajudou a atravessar a pandemia da Covid.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais