A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (29), o 17º Encontro de Gestores. Coordenada pelo prefeito Axel Grael, a reunião teve como objetivos monitorar, alinhar e acelerar a execução de projetos e políticas públicas previstas no Plano de Metas Anual de 2024, principal instrumento de planejamento de curto prazo do Município.
As áreas de resultado que mais se destacaram foram as que realizam entregas relacionadas à melhoria e à ampliação da Rede Municipal de Educação e da modernização da gestão, com melhores serviços à população. Entre as principais conquistas do Plano de Metas 2024 estão a entrega de quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e o aumento no acesso da população às Plataformas Urbanas Digitais (PUDs), que já contabilizam 390 mil acessos em 2024.
Centenas de obras de urbanização e contenção de encostas estão em andamento em diversas comunidades. Também estão sendo executadas obras de requalificação de ruas e avenidas do centro. Além disso, a Prefeitura já iniciou diversas obras como a dragagem do Canal de São Lourenço, a restauração do Cinema Icaraí, o Centro Cultural da Zona Norte, o Terminal Rodoviário do Caramujo e a Estação Cantareira, que abrigará o novo Distrito de Economia Criativa e Inovação.
Também em 2024 foi lançado o Edital de Fomento à Economia Solidária com repasse de R$ 2 milhões a 22 coletivos, abrangendo 197 trabalhadores, sendo que 70% são mulheres. Estão previstas ainda para este ano entregas como a reforma do Solar Notre Rêve (antiga Casa Norival de Freitas) e a ampliação da iluminação em LED na cidade.
Para o estabelecimento das metas deste ano, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), responsável por estruturar o Sistema de Planejamento de Niterói, realizou um levantamento das principais iniciativas presentes nos planos Niterói Que Queremos (NQQ) e no Plurianual (PPA), nas Leis Orçamentárias (LDO e LOA), nos Planos de Metas anteriores e Planos Setoriais. Esse panorama proporcionou um mapa das prioridades para 2024, que foi utilizado como base para definir as diretrizes específicas de cada órgão do Município.