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Enel deverá dar esclarecimentos e responder processo por falta de energia no estado

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A concessionária Enel será notificada a prestar esclarecimentos sobre a queda de energia na Região Metropolitana e poderá ainda responder a processo administrativo com sanções por tudo que aconteceu. A informação foi dada nesta terça-feira, 21, pelo secretário nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, após reunião com o deputado federal Dimas Gadelha (PT), que apresentou a ele dados de que ainda existem milhares de famílias em São Gonçalo e região sem energia elétrica.

Wadih afirmou que a concessionária é campeã em queixas dos consumidores.

“A Enel é protagonista de milhares de reclamações da população. Primeiro foi a catástrofe em São Paulo e agora na região metropolitana do Rio de Janeiro. Não ficaremos de braços cruzados e ainda hoje a companhia de energia será notificada a prestar esclarecimentos. Possivelmente também responderá processo administrativo com sanções pelo ocorrido, de acordo com o que prevêo contrato de concessão”, explicou Wadih, lembrando ainda que esse é um momento de reflexão para que os governantes avaliem os problemas decorrentes da privatização de serviços essenciais como energia elétrica.

“Inadmissível que ainda hoje, terça-feira, tenhamos mais de cem mil famílias sendo prejudicadas pela falta de energia elétrica em suas casas e comércios também. Vim até a secretaria nacional do Consumidor e aqui ao lado do Wadih Damous temos o compromisso que ainda hoje a empresa será notificada e também deve ser punida pelos danos causados à população”, declarou Dimas. Ele levou ao Ministério da Justiça as queixas da população pela falta de energia elétrica na Região Metropolitana.

O deputado já encaminhou ofício para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) relatando os problemas recorrentes da companhia de energia elétrica responsável pelo serviço nas cidades de São Gonçalo, Niterói e região. No documento, Dimas relata as falhas no fornecimento de energia , que em alguns casos ultrapassou 40 horas, fazendo com que os moradores realizassem diversas manifestações em estradas e avenidas de São Gonçalo e Niterói. Ainda nesta terça-feira, 21, o deputado se reunirá com representantes da Aneel onde pedirá providências urgentes.

“A demora nos reparos da rede elétrica resultou em longos períodos de interrupção do fornecimento de energia, causando transtornos à população. Moradores e comerciantes perderam alimentos e produtos que precisam de refrigeração, assim como muitos que necessitam de energia para tratamentos de saúde com equipamentos que demandam uso de eletricidade. Essas pessoas encontram dificuldades até para se comunicar com a empresa. Tenho relatos aqui de muita gente que não consegue registrar a solicitação do reparo e isso não pode ser admissível”, destacou o deputado.

Ainda no ofício, Dimas destaca a necessidade de cumprimento do contrato da companhia e que são recorrentes os problemas sofridos pela população.

“Precisamos questionar a Enel sobre o cumprimento integral do contrato e a responsabilidade da empresa em manter um serviço eficiente e ainda lembro que os reparos dos danos causados à população devem ser exigidos. A companhia precisa adotar medidas efetivas para assegurar a segurança e o bem-estar da comunidade em casos de desastres naturais”, concluiu.

Dimas aproveitou para registrar que a população de São Gonçalo também vendo sendo prejudicada pelos péssimos serviços de água e esgoto privatizados.

“Além do péssimo serviço de distribuição de água e tratamento de esgoto, a população ainda convive com as altas tarifas. Isso precisa ser avaliado com urgência”, declarou o parlamentar.

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