Maricá vai ter ônibus gratuito, os “vermelhinhos”, por toda cidade. As novas linhas de tarifa zero ligarão Itaipuaçu à Ponta Negra, cruzando os quatro distritos. As novidades são as linhas E-18, que partirão de Inoã com destino à Ponta Negra e E-19, que ligará o bairro do Recanto, em Itaipuaçu também à Ponta Negra.
A concessão das linhas municipais da Viação Nossa Senhora do Amparo termina neste mês. Firmado em 2005, o contrato não foi renovado no ano em que a concessão completaria 15 anos.
A nova frota de veículos será locada das empresas Fiel, cujos ônibus circularão no 3º distrito (Inoã), e Nossa Senhora do Amparo, que prestará o serviço no 4º distrito (Itaipuaçu). Ambas serão gerenciadas pela autarquia da Empresa Pública de Transportes (EPT).
O distrito de Itaipuaçu ainda terá duas novas linhas; E-20, Praça do Ferreirinha Circular, e E-21, Itaocaia Valley Circular.
Atualmente, a frota registra 21 mil deslocamentos de pessoas por dia em 19 linhas, em um serviço por mais de 20 horas diárias durante todos os dias da semana. Com a nova frota, a cidade passa a ter 36 linhas.
“Estimamos que dos 21 mil transportados no 1ºou o. e 2º distrito, deveremos transportar mais de 50 mil deslocamentos em todo o município”, informou o presidente da EPT, Celso Haddad.
EPT – A Empresa Pública de Transportes conta, atualmente, com uma frota que inclui 52 ônibus e um caminhão reboque. Uma quantidade considerada compatível com as dimensões do município, que tem 362 km² de área (onde cabem, por exemplo, Niterói e São Gonçalo juntas).
Pelo formato e sustentabilidade, o modelo de Maricá já está sendo replicado em outras cidades e até no exterior. Tallin, a capital da Estônia, foi a primeira cidade da Europa a ter o programa e usou o modelo maricaense para isso. Um exemplo que tende a ser cada vez mais copiado.