spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Equipe do ‘Chegou a Sua Vez’ recebe treinamento

Mais lidas

Profissionais do programa ‘Chegou a Sua Vez’ participaram de uma série de treinamentos. Entre os pontos abordados ficou definido a estrutura do questionário que as famílias vão responder durante o levantamento que será realizado no município. A capacitação envolveu mais de 200 pessoas entre diretores de escola, agentes comunitários de saúde e atendentes dos equipamentos de assistência social.

O “Chegou a Sua Vez” tem dois objetivos principais: o primeiro é identificar as famílias mais vulneráveis em Maricá e encaminhá-las aos serviços públicos do município, ajudando a superar a extrema pobreza. O outro ponto, também fundamental para o desenvolvimento da cidade, é a criação de um banco de dados com informações sobre diversos aspectos da população maricaense. Cerca de 60% das famílias serão entrevistadas, gerando um alcance aproximado de 90 mil pessoas durante a pesquisa.

Com o objetivo de estimular os profissionais que vão levar os formulários de encaminhamento para as famílias, a equipe do projeto preparou uma dinâmica de grupo. Além de deixar as pessoas mais à vontade, foram apresentados esquetes teatrais com possíveis situações.

“Essa etapa antecede a busca ativa, pesquisa que será realizada no município. Um trabalho exaustivo permitiu definir a estrutura do questionário que as famílias vão responder. Após esse levantamento, as pessoas identificadas como mais vulneráveis serão encaminhadas aos equipamentos para o devido atendimento”, ressalta Antônio Veríssimo, coordenador do programa “Chegou a Sua Vez” pela ONU.

Para o presidente do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), Alan Novais, a integração das secretarias foi fundamental neste processo.

“Durante os meses de planejamento do programa, foi feita uma análise minuciosa dos protocolos de atendimento das três secretarias centrais do projeto: Educação, Saúde e Assistência Social. Agora, chegou o momento de preparar as pessoas que estão na ponta, que vão lidar com as famílias identificadas pelo programa”, explica Alan Novais, presidente do IDR.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img