spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Escolas de Maricá começam o ano letivo sem celular nas salas de aula

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, retomou na quarta-feira (05) as atividades para cerca de 30 mil alunos matriculados nas 77 unidades da rede municipal de ensino. A novidade deste ano é o cumprimento da Lei Federal 15.100, sancionada em janeiro, que restringe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto nos intervalos. No entanto, o uso do aparelho é permitido para fins pedagógicos, quando autorizado pelos professores.

Também nesta quarta-feira, as instituições de ensino entregaram os kits escolares para os estudantes. A lista de material inclui agendas, cadernos, lápis de grafite, borrachas, tinta guache, resma de papel, pasta, massinha de modelar, régua e estojo. Além disso, os alunos também recebem caixas de lápis de cor, livros didáticos e paradidáticos, e mochilas, compondo um conjunto educacional completo. Os alunos também estão recebendo vestuário que contempla sandálias tipo crocs, meia sola para a Educação Infantil e tênis para todos os alunos (modelo feminino e masculino), além das peças tradicionais, como blusa, mochila e bermuda.

Volta as aulas Foto – Katito Carvalho PMM

A primeira-dama, Gabriela Lopes Siqueira, acompanhou a distribuição do material no Jardim de Infância Municipal (JIM) Professora Maria de Lourdes Cruz Silva (Tia Lurdinha), na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, no Centro. A unidade funciona em tempo integral e atende alunos do Maternal I e II.

“Fiquei encantada! A Educação Infantil sempre fez parte da minha vida. É gratificante saber que nossa cidade trata com muito respeito a primeira infância, oferecendo uma educação transformadora, acessível e acolhedora. Quero agradecer pela recepção da diretora e sua equipe e parabenizar pelo belíssimo trabalho! Que seja um ano letivo incrível”, declarou a primeira-dama em suas redes sociais.

Retorno de forma escalonada no Joana Benedicta Rangel

No Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, o retorno está sendo efetuado de forma escalonada. Nesta quarta-feira, a unidade recebeu primeiro as cinco turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, serão os alunos do 7º ano e, por último, os estudantes do 8º ano. Ao entrar na escola, os jovens assistiram um vídeo de apresentação da unidade.

A diretora do Joana Benedicta Rangel, Oplonísia Pereira Machado, avaliou a medida de restrição do uso dos celulares na escola como necessária para manter a concentração dos alunos. Segundo a diretora, era comum a utilização dos aparelhos nas salas de aula, atrapalhando até mesmo o trabalho do professor. “Conforme o aluno vai se apropriando só daqueles vídeos curtos, o estudante fica automatizado a ter apenas aquele pouco tempo de foco naquela atividade, porque é o tempo todo acelerado. Acredito que essa restrição auxilie na melhora no processo de aprendizagem”, explicou.

A estudante Luísa Araújo Gomes, de 11 anos, não escondia a animação para o início do ano letivo. “Espero bastante coisas boas, sabe? Aprender mais, me aprofundar mais nos estudos, melhorar mais minhas notas”, comentou a menina que vai cursar o 6º ano do Ensino Fundamental.

Grupamento Ronda Escolar

Nesta quinta-feira (06), o Grupamento Ronda Escola (GRE) da Guarda Municipal de Maricá, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu a primeira ação do ano com os alunos do Pré-I da Educação Infantil do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Dó Ré Mi Haroldo Sant’anna Santini, no Parque Eldorado. Vinculado à Secretaria de Segurança Cidadã, o grupamento efetua rotineiramente ronda na unidade escolar.

“A Guarda Municipal é nossa parceira. Eles ajudam a manter a segurança da escola dos nossos alunos e da comunidade escolar como um todo. Quase que diariamente os agentes vêm até a escola para ver se está tudo bem ou se tem alguma questão que possa ser resolvida. Eles acompanham o que está acontecendo”, comentou a diretora da unidade, Ana Beatriz Monteiro.

O Guarda Municipal Fábio Alexandre dos Santos destacou a relação com a comunidade escolar, principalmente na resolução dos conflitos.  “Como hoje é o primeiro dia, demos as boas-vindas para mostrar que a Guarda Municipal estará sempre presente dando apoio para a escola, caso eles precisem. Para os pequenos, é sempre uma surpresa, mas isso é comum porque é o nosso trabalho. Fazemos o que gostamos e é muito bom ver como eles recebem a equipe com muita alegria”, comemorou.

Foto: Thamy Mello

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img