O Carnaval 2022 começou em Niterói na noite desta quinta-feira (21). O prefeito Axel Grael e o vice-prefeito Paulo Bagueira abriram oficialmente os desfiles das escolas de samba, que este ano acontecem no Caminho Niemeyer. Serão 31 agremiações se apresentando em três dias. Nesta quinta-feira, desfilaram as agremiações do Grupo B. O Grupo A desfila neste sábado (23), e no domingo (24) será a vez das escolas do Grupo C.
Nesta quinta-feira (21) desfilaram as escolas do Grupo B. Abriram a festa a agremiação Amigos da Ciclovia, em seguida desfilaram União da Engenhoca, Império de Arariboia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Por quê?. A escola de samba Bafo de Tigre não cumpriu alguns itens do regulamento e não participou do desfile.

Nete sábado (23), será a vez das agremiações do Grupo A, a partir das 20h, com abertura da escola de samba Sabiá, seguida pela Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.
Encerrando as apresentações, o Grupo C desfila no domingo (24), a partir das 19h. A ordem será a seguinte: Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.
Nesta sexta-feira (22) não haverá desfiles e o Caminho Niemeyer terá, a partir das 19h, muito samba com DJ Drey, Mullatto, Intimistas e Sambaí. A entrada é franca.

Arena de desfiles – O Caminho Niemeyer se transformou em uma arena com arquibancada para 5 mil pessoas. A previsão é de outras 15 mil pessoas desfilando nos três dias de folia. A arena tem formato em “U”. As escolas entram, desfilam e saem pelo mesmo local por onde entraram. A entrada para o público é gratuita.
“ No primeiro dia de desfile já tivemos a arquibancada cheia e tenho certeza que será assim até domingo. Somos, sem dúvida, o segundo melhor Carnaval do Estado”, afirmou o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes.