No último final de semana (28 e 29 de maio), as praias de Niterói impressionaram moradores e visitantes com águas bem mais claras que o habitual.
Axel Grael, prefeito de Niterói, compartilhou fotos da Praia de Icaraí e ressaltou que a cidade vem avançando na agenda ambiental e da sustentabilidade.
“Estamos no coração da Região Metropolitana e ainda assim temos metade do território protegido, o que é uma grande vitória. Desenvolvemos os projetos Se Liga e o Enseada Limpa, que melhorou muito os índices de balneabilidade na Enseada de Jurujuba. Niterói hoje é a cidade com o melhor resultado em saneamento no estado do Rio, com 100% de abastecimento de água tratada e 97% de oferta de rede para coleta e tratamento de esgoto. Niterói tem tradição de vanguarda, inovação e compromisso com a sustentabilidade, que se consolida desde a década de 1970. Orgulho!”, completa Grael.
O caso dominou as publicações nas redes sociais. Muitos pessoas que passavam nas orlas compartilharam seus vídeos e fotos.

O professor do Departamento de Biologia Marítima da UFF, Abílio Soares, detalhou o motivo da ocorrência desse fenômeno.
“O que faz a água da Baía de Guanabara ficar mais escura são as chuvas. Quando temos um período que chove muito, os rios que desaguam na Baía e os valões de água contaminada, isso tudo aumenta o fluxo do que chamamos de descarga continental que deixa as águas turvas devido aos minerais em suspensão. E quando temos um bom período de tempo sem chuvas, sem entrada de ressacas, isso vai levando a água a ficar mais clarinha”, explica o professor.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes