O Grupo CHAP, companhia teatral de Maricá reconhecida por sua trajetória em teatro-circo e por projetos culturais de integração social, embarca neste início de dezembro para uma apresentação inédita na Argentina. No dia 7 de dezembro, o grupo apresentará o espetáculo “Palhaçaria Circo Show” no tradicional Teatro Espanhol, na cidade de Santa Rosa, capital da Província de La Pampa.
A apresentação internacional marca o início da primeira turnê do grupo fora do Brasil, após 13 anos em cartaz, mais de 20 mil espectadores e prêmios que consolidaram o grupo como uma referência artística no país.
Espetáculo mistura humor, acrobacias e linguagem universal
“Palhaçaria Circo Show” conta a trajetória do palhaço Trombada Trompeta Trombone da Silva 3º, que decide enfrentar sozinho o “monstro do mau humor” em uma jornada pelo mundo. Na Argentina, ao perceber que sua missão será mais difícil do que imaginava, ele convoca os irmãos — os gêmeos acrobatas Arnaldo Rodolfo e Arnaldo Rosário — para ajudá-lo a devolver a alegria às pessoas.
Colorido, acrobático e cheio de música, o espetáculo utiliza a linguagem gramelô (grammelot), composta por sons e expressões corporais que simulam diálogos e tornam a peça universal, compreensível por públicos de todas as línguas.
A apresentação em Santa Rosa conta com apoio da Prefeitura de Maricá, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ e do Programa Mobilidade RJ, fortalecendo o intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina.
O texto é assinado por Marcelo Mattos e Eduardo Duwal, que também assina a direção. O movimento cênico é de Douglas Cantudo e Marcelinton Lima, com produção de Kelly Salviano, direção de bastidores de Nodja Moama e operação de som de Caveira. O elenco reúne Marcelo Mattos, Marcelinton Lima e Douglas Cantudo.
Intercâmbio cultural aproxima Brasil e Argentina
Para o diretor do espetáculo, Eduardo Duwal, a turnê representa a ampliação das conexões artísticas latino-americanas.
“Essas conexões entre Brasil e Argentina fomentam o diálogo intercultural e fortalecem os laços artísticos entre os dois países. Levar esse espetáculo ao Teatro Espanhol é uma oportunidade de compartilhar nossa arte e construir novas pontes por meio da cultura”, afirmou.
Após turnê internacional, grupo retorna a Maricá com o espetáculo natalino “Papai Negrão e sua Tropa da Alegria”
Depois da viagem à Argentina, o Grupo CHAP desembarca novamente em Maricá para uma série de apresentações gratuitas nas comunidades, dentro da programação da Caravana Natalina nas Comunidades.
O espetáculo “Papai Negrão e sua Tropa da Alegria” é um cortejo cênico-musical que celebra o Natal Brasileiro — diverso, tropical e cheio de afeto. Nesta releitura, o tradicional Papai Noel ganha novas características: bronzeado, sambista, de bermuda e com uma tuba que espalha alegria pelas ruas. Seus ajudantes são artistas sobre pernas de pau, músicos e brincantes que transformam cada comunidade em um grande palco.
A trilha sonora mistura samba, funk, maracatu, marchinha, afrobeat e jazz, criando um espetáculo inclusivo, popular e totalmente interativo, que aproxima o público da experiência artística.
Programação – Caravana Natalina nas Comunidades
15/12
- Jacaroá – Bairro da Amizade | 10h
- Jacaroá – Comunidade do Campinho | 15h
16/12
- Inoã – Santa Paula | 10h
- Inoã – Comunidade Sem Terra | 15h
17/12
- Itaipuaçu – Mato Dentro | 10h
- Itaipuaçu – Comunidade da Cruz | 15h
18/12
- São José – Comunidade do Mutirão | 10h
- São José – Comunidade da Linha | 15h
19/12
- Bambuí – Baixada Mineira | 10h
- Ponta Negra – Nova São Gonçalo | 15h
20/12
- Aldeia – Mata Verde Bonita | 10h
- Aldeia – Céu Azul | 15h




















