O Governo do Estado do Rio de Janeiro reforçou o esquema de segurança no primeiro fim de semana dos megablocos do Carnaval 2026. Durante ações preventivas realizadas no sábado (24) e no domingo (25), a Polícia Militar apreendeu 82 objetos perfurocortantes, como facas, tesouras, estiletes e canivetes, nos desfiles do Chá da Alice e do Megabloco da Lexa, no Centro do Rio.
Ao todo, 1.410 policiais militares atuaram no Circuito Preta Gil, com policiamento ostensivo, abordagens preventivas e monitoramento em tempo real. O esquema contou com torres de observação, helicóptero e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), equipados com câmeras e tecnologia de reconhecimento facial.
Equipes do Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM) circularam entre os foliões para prevenir tumultos, enquanto a operação foi coordenada a partir de um carro-comando instalado próximo à Alerj, na Avenida Antônio Carlos.
Além disso, o planejamento incluiu patrulhamento do Regimento de Polícia Montada, equipes do Batalhão Tático de Motociclistas e uma Unidade de Controle de Distúrbios do Batalhão de Choque, garantindo resposta rápida a qualquer ocorrência.

















