No mês de dezembro, a PortosRio Autoridade Portuária instalou estações meteorológicas, maregráficas e oceanográficas, em vários pontos da Baía de Guanabara.
Esta instalação ocorreu com o intuito de implementar, em Portos do Rio de Janeiro e de Niterói, o Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA).
No total, instalaram-se dez estações, seguindo o projeto elaborado pela empresa contratada Precursore, após um convênio firmado entre a Autoridade Portuária e o Comando de Operações Navais (ComOpNav).
Na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, a instalação teve base em um Termo de Cessão em Condições Especiais, assim como uma boia meteo-oceanográfica fundeada nas proximidades da Ilha do Pai.
Os dados dos equipamentos são disponibilizados em tempo real pela empresa contratada Hidromares, através da plataforma online SISMO.
“Pelo SISMO, é possível acessar os dados por estação, que incluem informações sobre variação temporal de maré para as estações maregráficas; direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação e visibilidade para as estações meteorológicas; altura, direção e período das ondas, correntes em superfície, meia água e fundo para as estações oceanográficas”, explicou o gestor de VTMIS da PortoRio, Marcelo Villas-Bôas.
A superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, Gabriela Campagna explica, “O SMA permitirá maior controle nas condições ambientais da Baía de Guanabara, servindo de exemplo da integração entre as áreas operacionais e destacando a preocupação da PortosRio de investir em tecnologias e ações que atendam ao objetivo estratégico de “Tornar-se um Porto Verde”.