Leia a nossa última edição #85

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Estado do Rio reduz pela metade insegurança alimentar e retira 1,5 milhão do Mapa da Fome

Mais lidas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro reduziu em 55% a insegurança alimentar no território fluminense entre 2022 e 2023, segundo dados do IBGE. A queda representa a saída de mais de 1,5 milhão de pessoas da condição de fome em apenas um ano, resultado de políticas públicas intensivas e investimentos na ampliação da rede de proteção alimentar.

Coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os programas Restaurante do Povo, Café do Trabalhador e RJ Alimenta ofertaram, juntos, mais de 42 milhões de refeições desde o início da atual gestão. O investimento ultrapassa R$ 240 milhões, com presença em diferentes regiões do estado.

A iniciativa integra um esforço nacional que contribuiu para a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO/ONU, demonstrando o impacto concreto de políticas de assistência alimentar.

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2022 o estado contabilizava 2,7 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Em 2023, esse número caiu para 1,2 milhão. A rede estadual conta atualmente com 13 restaurantes populares, 50 unidades do Café do Trabalhador e equipamentos do RJ Alimenta — com planos de expansão até 2026.

“Nossa proposta é criar cinturões de alimentação, garantindo que a população tenha acesso, de forma cada vez mais segura e digna, a refeições balanceadas e nutritivas. Por isso estamos ampliando a rede e assegurando a excelência das unidades já existentes. Até 2026, teremos mais quatro restaurantes inaugurados”, afirmou a secretária Rosangela Gomes.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img