spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Estado promete revitalizar Museu Antônio Parreiras e o do Ingá, em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Museu Antônio Parreiras, na Rua Tiradentes, 47, no bairro do Ingá, fechado há 12 anos para reforma, ganhou uma esperança de retomada das obras e reabertura em breve. A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), do governo estadual, promete avançar as obras de reforma do espaço. O órgão vai ainda reformar o Museu do Ingá, no mesmo bairro.

A reforma dos dois museus faz parte de um pacote de R$ 12,7 milhões que o Governo do Estado vai investir este ano para recuperação dos equipamentos culturais no território fluminense, através do programa Acelera Funarj. O investimento inicial irá atingir R$ 26 milhões até o fim do ano. As obras estão sendo executadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ).

“Nosso objetivo com o Acelera Funarj é mais do que renovar espaços, queremos que a cultura no Rio seja acessível para todos. O programa é a expressão do nosso compromisso com a cultura, oferecendo aos espaços culturais do Rio a oportunidade de se reinventarem. Investir neles é uma forma de garantir que a nossa rica história e arte continuem vivas e sejam compartilhadas pela presente e futuras gerações”, explica o governador Cláudio Castro.

O Museu Antônio Parreiras tem um dos mais importantes acervos da pintura brasileira. É dedicado ao pintor niteroiense que dá nome ao espaço, único representante brasileiro do movimento impressionista. São 3.842 itens catalogados, de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, do século XVI até os dias de hoje, como Anton Van Dick, François Clouet, Pieter Brueghel, Vitor Meireles, Eliseu Visconti, Georg Grimm, além do acervo do próprio Antonio Parreiras. O acervo também abriga obras de artistas contemporâneos como Pietrina Cecacci e Burle Marx entre outros.

Museu do Ingá ganhará reforma/Foto: Divulgação

O Museu do Ingá, na Rua Presidente Pedreira, 78, está funcionando normalmente. O prédio foi sede do Governo do Estado do Rio de 1904 a 1975, quando ocorreu a fusão dos estados do Rio e da Guanabara. O nome oficial é Museu de História e Artes do Estado do Rio.

A Casa de Oliveira Vianna, no bairro do Fonseca, também está de cara nova por conta do programa.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img