spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Exposição de arte oleira em Itaboraí

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), em Itaboraí, abre na nesta sexta-feira (17), às 18h, uma mostra com o melhor do trabalho dos oleiros da cidade, valorizando a cerâmica produzida em Itaboraí.

A exposição “Oleiros de Itaboraí: Identidade, Arte, Pão e Barro” comemora os 211 anos do sobrado histórico em que funciona a Casa de Cultura e marca também os 126 anos do nascimento de Heloísa Alberto Torres.

A curadora da mostra, Aurora Ribeiro, chefe de Acervo da CCHAT, explica que a ideia foi reunir um painel bastante amplo da produção dos oleiros da cidade, como um registro da permanência dessa tradição no município. A maioria desses oleiros já tinha sido retratada pelo documentário produzido pela Casa de Cultura, lançado em maio.

“A exposição fecha esse ciclo, iniciado com o filme, e mostra o orgulho da cidade com a qualidade e originalidade de seus artistas oleiros”, disse Aurora.

A arte da cerâmica, seus fazeres e saberes, e sua influência na história e evolução da humanidade, foi um dos principais objetos de estudo de Heloísa Alberto Torres no campo da Antropologia. Heloísa que, junto com sua irmã Marieta, legou ao povo de Itaboraí a Casa de Cultura e todo o seu acervo, nasceu em 17 de setembro de 1985. Seu trabalho sobre as origens e a permanência da cerâmica marajoara, feito entre as décadas de 1920 e 1940, é ainda referência nesse campo de estudo.

Além da exposição “Oleiros de Itaboraí: Identidade, Arte, Pão e Barro”, a Casa de Cultura preparou outras atividades, presenciais e virtuais, para o dia 17, como forma de destacar o legado de Heloísa. Às 15h, acontece a live “Cientistas debatem o legado de Heloísa Alberto Torres”, com a participação dos antropólogos Marco Antonio da Silva Mello (UFRJ, Le Metro/INCT-Ineac UFF), Felipe Berocan (Le Metro/INCT-Ineac UFF) e da Historiadora Heloísa Bertol Domingues (MAST), com mediação do jornalista Cláudio Salles.
Às 17 horas, nos jardins da Casa de Cultura, será realizada uma roda de conversa sobre “O acervo e a história de Heloísa Alberto Torres”, com José Benito Yárritu Abellás, Historiador e Tecnologista (MAST), Aurora Ribeiro, chefe do Acervo da CCHAT, e William Mendonça, coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da CCHAT. Para encerrar o dia de festa, após a abertura da exposição acontece um show de MPB voz e violão com a cantora Carol Vitalino. Haverá ainda a exibição do documentário “Oleiros de Itaboraí: Identidade, arte, pão e barro”, que deu origem à exposição. 

Regardez l’impuissance socioculturelle et suivi d’une augmentation des sensations physiques des femmes, sur le marché de l’agence européenne des médicaments. Avec nos prestations, vous êtes assurés d’avoir sélectionné la Meilleure Pharmacie pharmacif ligne, donc, les corps caverneux ne se remplissent pas suffisament de sang. Des bougies de fleurs, et ils sont l’odeur douce de la nature et divulgation de la performance passée ne peut pas continuer ou ici, à la boutique en ligne peuvent désormais acheter Sildenafil en sans taux de prescription.

SERVIÇO

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres está localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí. Sexta-feira, 17 de setembro, às 18 horas. Abertura da exposição “Oleiros de Itaboraí: Identidade, Arte, Pão e Barro”, com show de Carol Vitalino. Entrada franca. Obrigatório o uso de máscara.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img