A exposição coletiva “Solfejo” marca a primeira mostra do Espaço Perspectiva, que fica em Icaraí, e tem um trabalho diferenciado dos convencionais de desenho e pintura, uma vez que desenvolve método individual para preparar o aluno para a carreira artística, amadora ou profissional. A mostra será no dia 3 de dezembro, das 16h às 21h, no Salão Nobre da Associação Médica Fluminense (AMF), no mesmo bairro.
Flávia Margarida Pereira, professora e proprietária do espaço, ensina, por exemplo, como transformar uma esfera simples em uma bola, com volume, profundidade, jogos de luz, etc, deixando para trás o rudimentar.
Serão cinco temas feitos pelos alunos que já despontam em carreiras estimuladas por Flávia Margarida, em idades variadas, entre crianças e adolescentes. Os temas da mostra começam com o subtítulo Rural. Foi o primeiro a ser escolhido, e retrata o homem do campo em telas bem avançadas em estilos, que estarão linkadas com textos extraídos de músicas do cancioneiro brasileiro que relatam o tema. Em seguida, os trabalhos em grafite, como segunda versão, em terceiro estarão telas feitas com canetas hidrográficas. Depois, os quadros produzidos com giz pastel óleo sobre madeira (pigmento criado pelos renascentistas). E, para encerrar, aquarelas com histórias escolhidas a partir de quadros de grandes pintores, como Van Gogh.
Com tinta acrílica, guache, óleo, grafite e giz o Espaço prepara as pessoas para uma carreira profissional de desenhista e pintor, ou amadora. Também ensina artes digitais, no tablet, com produção 2D e 3D. As aulas são de 90 minutos e, a experimental, é gratuita, além de não ser cobrado o material. A escola também aplica Teste de Habilidade Específica para aspirantes às faculdades de Belas Artes, Arquitetura, Moda, Designer, Engenharia e mais.