spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Fabiano Horta, Quaquá e Zeidan participam do Fórum de Resistência Democrática

Mais lidas

O Teatro João Theotônio, na Universidade Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro, receberá entre os dias 27 e 30 de agosto o “Fórum de Resistência Democrática”. Serão quatro dias de conferências, debates e oficinas sobre os desafios urbanos do Rio de Janeiro diante da crise política, econômica e ambiental brasileira.

O Fórum contará com a participação do geógrafo David Harvey (Graduate Center of the City University of New York – CUNY), da filósofa Cinzia Arruza (New York School for Social Research) e da historiadora Tithi Bhattacharya (Purdue University), além de convidados nacionais, como ativistas de movimentos sociais, figuras públicas partidárias e representantes do pensamento crítico acadêmico.

Segundo a organização, o objetivo do evento é “construir uma agenda política comum para os setores que integram o campo da resistência democrática na nossa cidade”.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participará como provocador em um curso realizado no primeiro dia. Será a primeira parte do “Direito à Cidade”, que contará com mediação de Elias Jabbour (Doutor em Geografia pela USP, Pesquisador da Fundação Maurício Grabois e do Núcleo de Estudos Asiáticos da UFSC. Pesquisador associado do Centro de Estudos de Estratégias Alternativas de Desenvolvimento/Núcleo Brasil-China-Índia da UERJ) e Juliano Medeiros (historiador e Presidente Nacional do PSOL) também como provocador.

Já a deputada estadual Rosângela Zeidan participará como mediadora da terceira parte desse mesmo curso. Atuarão como provocadores Eduardo Serra (historiador e candidato do PCB ao Senado Federal pelo RJ em 2018) e Manuela D’Ávila (jornalista e candidata à vice-presidente em 2018 na chapa de Fernando Haddad).

O ex-prefeito de Maricá e atual presidente estadual do PT Washington Quaquá participará do comício de encerramento do fórum, que tem como tema “Na luta a gente se encontra”. Ele deve discursar ao lado de nomes como Benedita da Silva, Brizola Neto, Cinzia Arruzza, David Harvey, Fernando Haddad, Flavio Dino, Guilherme Boulos, Jandira Feghali, Marcelo Freixo, dentre outros.

Todas as atividades do Fórum são livres e gratuitas (evento sujeito a lotação, por ordem de chegada). O Teatro João Theotônio fica na Universidade Cândido Mendes, localizada na Rua da Assembléia 10, Centro do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO:

• Terça-feira, 27/08:

14h-15h30 – Rodas de Conversa e Oficinas

16h-17h30 – mesa: “Desafios urbanos da crise econômica e ambiental brasileira”
Ementa: Debate sobre os desafios urbanos da crise econômica e ambiental brasileira.
· Bruno Sobral
· Alexandre Araújo Costa
· Roberto Anderson
· Sandra Quintela
Mediação: Luana Carvalho (MST)

18h-19h30 – Conferência: “Gênero, Raça, Classe” – Vilma Reis
Ementa: Conferência sobre a interseccionalidade das relações de gênero, raça e classe.
Provocadoras: Renata Souza, Verônica Lima e Tathiane Araújo
Mediação: a confirmar

20h-21h30 – Curso: “Direito à Cidade, Parte 1” – David Harvey
Ementa: introdução ao conceito de direito a cidade e panorama contemporâneo das lutas urbanas anticapitalistas.
Provocadores: Fabiano Horta e Juliano Medeiros
Mediação: Elias Jabbour

• Quarta-feira, 28/08:

14h-15h30 – Rodas de Conversa e Oficinas

16h-17h30 – mesa: “As relações de trabalho nas cidades e os limites do atual modelo de desenvolvimento urbano”
Ementa: debate sobre os desafios da luta dos trabalhadores nas cidades brasileiras.
· Sônia Ferraz
· Marco Aurélio Santana
· Jefferson Moura
· Lindbergh Farias
Mediação: Isabel Lessa

18h-19h30 – Conferência: “Mulheres, Trabalho e Reprodução Social” – Thiti Bhattacharya
Ementa: conferência de introdução à teoria da reprodução social: análise das formas de reprodução da vida em sociedade que garantem as condições de existência da força de trabalho no capitalismo e o papel relegado às mulheres na divisão do trabalho, em especial, em um contexto de crise.
Provocadoras: Mônica Francisco e Ana Rocha
Mediação: Elika Takimoto

20h-21h30 – Curso: “Direito à Cidade, Parte 2” – David Harvey
Ementa: breve história do papel das cidades nas crises do capital e panorama dos desafios urbanos 10 anos após a crise de 2008.
Provocadores: Marcio Pochmann e Tainá de Paula
Mediação: Everton Gomes

• Quinta-feira, 29/08:

14h-15h30 – Rodas de Conversa e Oficinas

16h-17h30 – mesa: “O ódio como política e a guerra de informação”
Ementa: debate sobre o iminente colapso da democracia em um Brasil mergulhado no ódio, no preconceito e na intolerância.
· Esther Solano
· Dríade Aguiar
· Fernando Penna
· Henrique Vieira
Mediação: Adriana Mota

18h-19h30 – Conferência: “Feminismo para os 99%” – Cinzia Arruzza & Thiti Bhattacharya
Ementa: conferência sobre os desafios atuais da luta de classe feminista.
Provocadoras: Dani Monteiro, Taliria Petrone
Mediação: Dani Balbi

20h-21h30 – Curso: “Direito à Cidade, Parte 3” – David Harvey
Ementa: introdução ao conceito de bem comum urbano e breve análise das lutas por espaços de esperança na era do urbanismo de mercado.
Provocadoras: Eduardo Serra e Manuela D’Ávila
Mediação: Zeidan

• Sexta-feira, 30/08:

14h-15h30 – Encontro de síntese

16h-17h30 – mesa: “Cidades de exceção e a militarização da vida urbana”
Ementa: debate sobre a luta por direito a cidade em tempos de militarização da vida urbana.
· Luiz Eduardo Soares
· Ibis Pereira
· Mônica Cunha
Mediação: Enfermeira Rejane

18h-20h – Comício final: “Na luta a gente se encontra”
· Benedita da Silva
· Brizola Neto
· Cinzia Arruzza
· David Harvey
· Edmilson Costa
· Fernando Haddad
· Flavio Dino
· Guilherme Boulos
· Jandira Feghali
· Luiza Erundina
· Marcelo Freixo
· Marta Barçante
· Quaquá
. Ricardo Coutinho

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img