spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Falta de fiscalização dos bombeiros em hospitais de Niterói trazem riscos de incêndio

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na última terça-feira (07/03), a equipe do Errejota Notícias esteve presente no Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói, após receber uma denúncia de que diversos funcionários da saúde municipal continuam com seus salários atrasados ou tiveram parte do pagamento cortado, sem explicação. Além disso, durante a nossa visita foi possível observar diversos problemas na infraestrutura do local.

De acordo com Sebastião José de Souza, dirigente do Sindsprev/RJ em Niterói, há inúmeros fios soltos, “gambiarras” elétricas e material inflamável. Além disso, o que aumenta o risco de acidentes e possíveis vítimas, falta uma brigada de incêndio e fiscalização do Corpo de Bombeiros no Hospital.

Com isso, o incêndio que aconteceu na parte externa do Hospital Municipal Carlos Tortelly na noite da última sexta-feira (03/03), que assustou pacientes e funcionários, poderia ter tido consequências muito mais graves. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o incêndio ocorreu no equipamento do Módulo de Ar Comprimido da Unidade. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e controlou rapidamente as chamas.

Local onde aconteceu o incêndio na última sexta-feira (03/03). Foto: Juliana Palmeirim

A legislação federal atual define que, com exceção de edificações unifamiliares, todas as demais edificações precisam de pessoas treinadas e devidamente dimensionadas nas edificações. Mas, não ter uma equipe de brigada de emergência, há graves riscos de ocorrer uma tragédia. Segundo dados oficiais, 37% das mortes ocasionadas por acidentes poderiam ter sido evitadas se o atendimento de emergência tivesse chegado mais rapidamente.

A equipe do Errejota Notícias tentou contato com a Prefeitura de Niterói e com o Corpo de Bombeiros para saber mais sobre essa situção mas, até a publicação dessa matéria, não tivemos resposta.

Atualização…

Nesta sexta-feira (10/03), a Prefeitura de Niterói respondeu a equipe do Errejota Notícias que “a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que todas as unidades da Rede possuem extintores de incêndio. Em relação ao Hospital Municipal Carlos Tortelly, atualmente está em tramitação, junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), processo para aprovação do projeto de prevenção e combate a incêndio. Além disso, há um projeto em andamento para reforma geral da unidade que, conforme o planejamento do Plano Niterói 450 anos, irá contemplar a rede elétrica. As áreas novas do hospital, que foram reformadas, possuem uma nova estrutura elétrica adequada. A direção da unidade enviou um ofício para o CBMERJ solicitando uma visita técnica e nova capacitação de uma brigada interna”.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img