Uma família inteira de palhaços compõem a cia “Sol sem Dó”, da Baixada Fluminense, indicada ao prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) em duas categorias, ‘Melhor Atriz Protagonista’ e ‘Melhor Direção de produção’ pelo espetáculo infantojuvenil “Uma saga na quarentena”, que, através da palhaçaria, aborda o período conturbado vivenciado durante a pandemia.
Realizada, a protagonista do espetáculo com a personagem Neca de Catibiriba e também diretora de produção, Letícia Lisboa, destaca o quanto a indicação é importante não só para ela, mas para o reconhecimento dos artistas de palhaçaria Baixada.
Com uma equipe formada por pessoas que possuem PCDs entre os familiares, além da diretora, Cris Muñoz, que é duplo-neuro divergente (autista e super dotada), a inclusão é a palavra de ordem para todo o grupo teatral. Promovendo autonomia, acessibilidade e a participação de pessoas diversas, a peça conquistou reconhecimento e foi indicada em duas categorias.
Os jurados avaliaram 44 espetáculos habilitados a concorrer, entre os apresentados na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua criação, este prêmio traz como inovação o fato de premiar todas as atividades profissionais de artistas e técnicos de espetáculos feitos para crianças, num total de 27 categorias.