A 9ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) traz este ano uma oportunidade para o público conhecer o trabalho artesanal da cidade: a Feira de Artesanato da Colmeia, Feirarte e a Feira Livre Solidária. A iniciativa visa promover e valorizar o trabalho de artesãos locais e regionais, integrando a literatura com as expressões artísticas manuais.
Com uma programação diversificada, as feiras contam com dezenas de estandes que expõem desde peças de quadros, bijuterias e acessórios até trabalhos em madeira, bordado e produtos de decoração feitos à mão. A feira destaca-se como uma oportunidade para que visitantes conheçam e adquiram produtos exclusivos, apreciando a riqueza cultural de Maricá e o talento dos artesãos.
“Estou amando a feira, pois aqui tem bastante movimento de visitantes”, disse Valdilene Abreu, empreendedora de quadros infantis personalizados.
A iniciativa busca não apenas estimular a economia criativa do município, mas também fomentar a troca de conhecimento entre expositores e visitantes.
Para a Alice Almeida, empreendedora do ramo de papelaria e que faz parte do grupo Colmeia, a feira fomenta a economia familiar.
“É muito bom participar pois estamos no coletivo. Aqui temos muitas famílias, muitas mulheres, que estão aqui mostrando o seu trabalho, seja de uma forma de produtos de revenda ou produtos produzidos por artesões. Então, é extremamente importante a questão até da família, coletiva”, destacou.
Acompanhada da família, Emile Fernandes, elogiou os produtos oferecidos na feira. “Estou encantada com essa feirinha. Aqui encontrei bastante coisas maneiras, como canetas e agendas personalizadas. Estou encantada”, comentou a moradora do Parque Nanci.