São Gonçalo comemora, nesta segunda-feira (22), seus 135 anos de emancipação político-administrativa com um dos eventos mais aguardados de setembro: o Desfile Cívico-Militar, que começou às 8h, no Centro da cidade.
O tradicional desfile, que anualmente reúne milhares de pessoas, terá a participação de tropas das Forças Armadas, instituições militares, entidades civis, escolas e organizações assistenciais, reafirmando a importância histórica da data para a cidade.
Ao todo, 29 escolas municipais estarão representadas, ao lado de policiais militares do 7º BPM, do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM). Também participam o Corpo de Bombeiros, a Tropa de Reforço da Marinha, o 21º Grupo de Artilharia em Campanha – Forte do Rio Branco, a Banda da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, agentes da Guarda Municipal e integrantes da Associação dos Reservistas e Amigos do 1º Batalhão de Guarda (AR1BG), além de entidades civis, instituições assistenciais e motorizados.
Mais de 500 colaboradores da Prefeitura estão envolvidos na organização do evento, que contará com apoio da concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água para o público, e da Cruz Vermelha.
As interdições e desvios de tráfego começaram no domingo (21) e seguem até o fim da solenidade nesta segunda (22). Ruas do Centro foram bloqueadas e agentes da Guarda Municipal estão atuando nos pontos de maior fluxo para orientar motoristas.
No total, 154 agentes da Guarda Municipal e 19 viaturas estão mobilizados para garantir a segurança e o bom andamento da celebração. O estacionamento está proibido nas vias interditadas, inclusive em toda a Avenida Presidente Kennedy, durante o evento.