A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ) realiza, entre os dias 16 e 21 de setembro, uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a doença de Alzheimer e outras demências. As ações fazem parte da campanha internacional “Setembro Lilás”, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz).
Com o tema “Pergunte sobre Alzheimer”, a campanha busca incentivar a população a esclarecer dúvidas, ter acesso a informações confiáveis e reforçar a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e dos cuidados que garantem autonomia e qualidade de vida.
Programação no Rio de Janeiro
16/09 – Cine Debate (18h)
Exibição gratuita do filme Kasa Branca, seguida de debate.
Local: Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241).
19/09 – Encontro Científico (10h às 16h30)
“I Encontro do CDA, APAZ e SBGG-RJ: O cuidado interdisciplinar centrado na pessoa idosa com demência”.
Local: Auditório Leme Lopes, Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos, Botafogo).
21/09 – Ação Educativa (9h às 14h)
Na Praia do Flamengo (Posto 3), com atividades culturais, verificação de saúde, rodas de conversa e distribuição de material informativo. Participam universidades, conselhos profissionais e entidades da área da saúde.
21/09 – Cristo Redentor Lilás (noite)
O monumento será iluminado na cor lilás em alusão ao Dia Mundial do Alzheimer.
Importância da conscientização
De acordo com o presidente da SBGG-RJ, Dr. Ivan Abdalla Teixeira, o Alzheimer é a principal causa de demência no mundo e cresce de forma acelerada no Brasil.
“Informação, diagnóstico precoce, tratamento adequado e cuidado humanizado são fundamentais. O geriatra e o especialista em gerontologia têm papel essencial para preservar autonomia, dignidade e qualidade de vida em todas as fases da doença”, destaca.
A presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ, Beatrice Carvalho, reforça a importância da formação de profissionais especializados:
“O especialista é um diferencial no diagnóstico precoce e no cuidado. Com o aumento previsto dos casos no Brasil, será cada vez mais necessário ampliar o número de profissionais capacitados”, afirma.
Setembro Lilás
Reconhecido internacionalmente pela Alzheimer’s Disease International (ADI), o Setembro Lilás busca ampliar o diálogo sobre a doença e promover informação de qualidade para pacientes, familiares e cuidadores.
Filme Kasa Branca disputa nesta segunda-feira (15) a vaga do filme brasileiro no Oscar.