spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Fim dos “macarrões” leva água de qualidade a 16 mil moradores da Rocinha

Mais lidas

A Rocinha está se livrando dos “macarrões” — aquelas tubulações improvisadas que cruzam becos e vielas e trazem riscos de contaminação, quedas e alagamentos. A concessionária Águas do Rio está reestruturando o sistema de abastecimento da área conhecida como Roupa Suja, sobre o Túnel Zuzu Angel, beneficiando mais de 16 mil moradores. Já foram retirados 800 quilos de canos irregulares.

O trabalho é um dos mais complexos já feitos pela empresa, que precisou usar técnicas de alpinismo industrial, como o rapel, para atuar em locais de difícil acesso. Mais de um quilômetro de tubulações antigas foi substituído por uma rede moderna e segura, garantindo água contínua e com pressão adequada.

Local da comunidade antes das mudanças
Beco livre dos “macarrões”

A mudança já é sentida pelos moradores. Daise Bezerra, 48 anos, secretária da Associação de Moradores da Roupa Suja, lembra que antes as vielas viviam molhadas e escorregadias. “Já cheguei a quebrar o tornozelo por causa dos canos. Hoje, a água chega limpa e com força nas torneiras. É um alívio e uma conquista”, diz.

O entregador Emerson Campos, 24, também comemora. “Minha esposa, grávida de oito meses, caiu nos canos uma vez. Agora podemos andar tranquilos. Mudou tudo.”

Instalações irregulares podem causar acidentes

Com investimento de quase R$ 2 milhões, a Águas do Rio também instalou um sistema de bombeamento para vencer o relevo da comunidade. “Trabalhar aqui é desafiador, mas ver o nome ‘Roupa Suja’ perder o sentido é simbólico. Mostra que nosso trabalho está transformando o lugar”, afirma Luiz Guilherme, coordenador de operações da empresa.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img