Como previsto, o Maricá Surf Pro / AM 2019 começou com altas ondas. O pico de Ponta Negra, palco dessa que é a primeira etapa Pro do Rio de Janeiro deste ano, e prova válida também como segunda do Circuito Nova Geração, apresentou ondas de 2 metros, com algumas séries chegando a 2,5.
Quem melhor se encaixou nas pesadas condições da praia da Região dos Lagos foi Renan Pulga.
O paulista passou bem pela primeira fase, mas foi na segunda que ele deu espetáculo. Após ver seus adversários largaram ne frente, Pulga achou duas esquerdas e soltou fortes manobras de bakside para arrancar as notas 8.65 e 9.50, a maior de toda a quinta-feira.
“Essa bateria foi animal! Tem altas ondas! Elas são fortes e te projetam muito. Graças a Deus achei duas boas. Estou muito feliz, pois fiz uma bateria impecável e gostei muito do jeito que eu surfei”, contou o paulista de Camburi, citando o duelo da segunda fase do Maricá Surf Pro / AM 2019.
“Na hora de entrar eu tomei umas ondas na cabeça e não consegui, então tive que dar a volta. Quando cheguei no outside, o Jê (Jerônimo Vargas) já tinha surfado uma onda 8,25 e o Bibi (Claudemir Lima) abriu com um 4.50, então sabia que precisava começar bem a bateria. Graças a Deus achei uma boa e abri com um 8.65. Aí entrei em sintonia com o mar. Dei a volta e quanto cheguei no pico eles estavam com as prioridades 1 e 2, mas veio uma onda mais pra dentro da bancada, não deu pra eles e eu fui. A onda não foi nem uma da série, nem uma intermediária, foi um meio termo. Ela entrou muito boa na bancada, eu consegui três manobras fortes, linkadas e saiu o 9.50 que foi animal”, contou Pulga que venceu e avançou com o Jerônimo para a terceira fase do Maricá Surf Pro / AM 2019.
Como o paulista falou, o único caminho pra varar a arrebentação era o canto esquerdo da praia, então os atletas tinham que ter uma boa escolha de ondas, pois surfar uma errada era sinônimo de ter que dar toda a volta pela praia para retornar ao outside. Além de Pulga e de Jerônimo, outro surfista também chegou na casa do excelente.
Paulo Roberto saiu de Cabo Frio e em Maricá achou um rápido, porém pesado tubo para conquistar a nota 8.75, a segunda maior da quinta-feira em Ponta Negra. “A onda veio praticamente de surpresa, eu não esperava que fosse pegar já de cara uma onda daquela ali onde eu estava, veio boa, eu consegui fazer uma boa rasgada e em seguida jogar pra dentro. Isso me deu tranquilidade e um pouco mais de confiança, pois eu estava com uma prancha que não é minha, uma 6’ do shaper Ricardo Martins, bem esticada, e que eu só usei ontem pra testar, na Praia do Forte, em Cabo Frio, e graças a Deus deu tudo certo”.
Finais e meninas na sexta-feira – Nesta quinta rolaram no total 20 disputas da categoria Masculino Profissional, sendo 12 da primeira fase, e oito da segunda. Nesta sexta-feira, às 7:30, vão estrear os melhores ranqueados na terceira fase do Maricá Surf Pro / AM 2019. O dia também terá confrontos das meninas na Feminino Profissional e serão conhecidos os campeões das duas categorias. No final de semana será a vez de começar a segunda etapa do Circuito Nova Geração 2019, com duelos da Pro-Junior Masculino, Pro-Junior Feminino, Sub-16 Masculino, Sub-16 Feminino, Sub-14 e Sub-12.
Show de Gabriel O Pensador – O Maricá Surf Pro / AM 2019 tem show de surfe dentro d’água e show musical nas areias de Ponta Negra. Gabriel O Pensador vai agitar a galera nesta sexta-feira à partir das 20:30 num show gratuito.