spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Finep anuncia edital para a Cultura no Fomenta Cine Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Reunindo empresários e comerciantes, Maricá realizou, nesta quinta-feira (4/4), o Fomenta Cine, um seminário voltado ao empreendedorismo solidário no campo audiovisual. A iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Ecosol) teve a presença também da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal.

A anfitriã e secretária municipal de Economia Solidária, Andrea Cunha, falou sobre a importância da realização do evento, trazendo inclusive reforço a nível federal.

“A cultura e a criatividade são fontes de emprego, de renda, de desenvolvimento social. Então, o que fizemos neste Fomenta Cine foi mostrar aos empresários e comerciantes de Maricá que tem gente pensando e fazendo acontecer. A força desse evento, que traz inclusive entes como a Finep, se consolida na promoção das oportunidades na economia criativa”, considerou a secretária, em entrevista.

Na mesa de abertura, o assessor especial da Presidência da Finep, Carlos Senna, informou que a instituição lançará, nos próximos meses, um Edital para Chamada Pública para apoio à preservação, divulgação e restauração de acervos históricos e culturais, no valor aproximado de R$ 125 milhões.

“É essencial a integração dos diversos setores para chegarmos ao desenvolvimento. As leis de incentivo à cultura ajudam a reduzir as desigualdades. Maricá me acolheu tão bem, e trazer uma notícia como essa é uma honra. A Finep tem sido fundamental no sentido de buscar alternativas de financiamento. E Maricá é esse celeiro de ideias, de inovação aberta e social. O exemplo disso é esse projeto transformador da Incubadora de Inovação Social em Cultura, que tive o prazer de inaugurar enquanto presidente do ICTIM”, ressaltou Senna, representando o presidente da Finep, Celso Pansera.

O Fomenta Cine teve, ainda, o apoio da Incubadora de Inovação Social em Cultura — um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto Brasil Social (IBS) — e da Secretaria Municipal de Promoção e Projetos Especiais.

A cerimônia de abertura contou com a presença também dos secretários municipais de Cultura, Leandro Dasilva, e de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, e do presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez.

Investimento no audiovisual no centro do debate – O Fomenta Cine também apresentou dois debates sobre investimento no audiovisual. No primeiro, produtores e cineastas que participaram das produções de longas-metragens apoiados pela Incubadora de Inovação Social em Cultura.

A mesa trouxe a produtora e cineasta da Flora Filmes, Carolina Paiva, do filme “Subúrbio” e o diretor e produtor do filme “Veias Abertas”, Fernando Mamari. Neste debate, também foi exibido um trailer do filme “Não quero te perder”, que tem o ator Jackson Antunes como protagonista.

Na sequência, outro debate abordou o tema “Por que investir no setor audiovisual?” teve a mediação da produtora Mariana Neder, com os cineastas Antonio Molina, Lúcio Aguiar e Flávio Ramos Tambellini.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img